+M

Como controlar o seu orçamento após as férias de verão, segundo a Klarna

+ M,

Procurar saldos, promoções e artigos em segunda mão, ou rever subscrições, são algumas das formas de se controlar o orçamento familiar pós-férias de verão.

Chegadas ao fim das férias, muitas pessoas fazem contas à vida. Terem gasto mais do que o previsto ou não terem a certeza de como os dias longe do trabalho e da rotina podem ter afetado o seu orçamento são algumas preocupações que surgem nos primeiros tempos de regresso à normalidade.

Além disso, a época é também pautada por um conjunto de despesas inevitáveis, como aquelas inerentes ao regresso às aulas, por exemplo. A pensar nisso, a Klarna elencou cinco dicas para ajudar a manter o controlo das finanças pessoais nesta fase.

Planear as despesas e definir o orçamento

O planeamento é sempre uma boa opção, principalmente quando se regressa de uma época caracterizada por um menor controlo. “Reserve um momento para criar um orçamento detalhado e listar as despesas mensais, incluindo contas, poupanças e despesas variáveis”, refere a Klarna, aconselhando ainda a que sejam identificadas as prioridades financeiras para que se possa “gerir melhor o dinheiro e alcançar as metas de poupança a longo prazo”.

Procurar as melhores ofertas

Comparar preços e procurar ofertas do final do período dos saldos, é algo que deve ser feito antes de se realizar uma nova compra, seja para adicionar novas peças ao guarda-roupa da família ou para comprar material escolar.

Escolher maior flexibilidade

Para compras de valor mais elevado ou para uma despesa inesperada, dividir o pagamento em prestações (sem juros) pode ser uma boa ajuda. “Do computador portátil que é necessário para o novo ano letivo ou a máquina de lavar roupa que se avariou, esta opção permite a distribuição do custo das compras, mantendo o orçamento sob controlo”, diz a empresa de pagamentos e assistente de compras baseada em IA.

Considerar as compras em segunda mão

A compra de artigos em segunda mão é também uma solução que, além de mais sustentável, permite poupar algum dinheiro, quer seja para encontrar roupas a baixo custo, renovar a decoração da casa ou substituir o smartphone. Atualmente já existem várias marcas que se focam neste mercado, além de outras marcas que integraram esta filosofia no seu negócio.

Rever as subscrições e mensalidades

O regresso às rotinas pode também ser a oportunidade perfeita para rever as assinaturas mensais que estão em vigor, que podem ir desde serviços de streaming até mensalidades de ginásio. “Cancelar as que não utiliza regularmente é uma boa hipótese para poupar ainda mais”, aconselha a Klarna.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.