Autarca de Constância pede ajuda ao Governo para contactar Tupperware nos EUA

  • Alexandre Batista
  • 18 Setembro 2024

Governo contactado para intervir junto da casa mãe da Tupperware, na sequência da falência da companhia, proprietária de uma fábrica no município. Ao ECO, autarca assinala a tristeza que ali se vive.

Quem passa na A23 ou na EN3 na freguesia de Montalvo, em Constância, conhece há décadas a fábrica da Tupperware que ali opera. Com cerca de 200 funcionários, alguns dos quais membros da mesma família, a unidade portuguesa da gigante norte-americana poderá ser arrastada pela falência declarada nesta quarta-feira nos EUA. Sérgio Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Constância, conta ao ECO/Local Online, que já estabeleceu contacto com a administração da fábrica portuguesa, tendo sido remetido para o departamento de comunicação. Entretanto, já pediu a intervenção do ministro da Economia, Pedro Reis, para que o Governo questione a Tupperware sobre o destino da fábrica de Montalvo.

Por seu lado, ao ECO/Local Online, o Ministério da Economia apenas refere que “o Governo está a acompanhar o desenvolvimento da situação da empresa nos EUA e não deixará de o fazer relativamente à situação da empresa em Portugal“.

“O que nos preocupa são os postos de trabalho e as famílias inteiras que ali trabalham”, afirma o autarca. “O concelho é pequeno, conheço famílias em que trabalham lá ambos os membros do casal, ou pai e filho, por exemplo. O sentimento das pessoas é de tristeza, há pessoas com 30, 40 anos ali, vivem na incerteza, não sabem se haverá continuação dos postos de trabalho”, explica.

O sentimento das pessoas é de tristeza, há pessoas com 30, 40 anos ali, vivem na incerteza, não sabem se haverá continuação dos postos de trabalho

Sérgio Oliveira

Presidente da Câmara Municipal de Constância

De acordo com os pedidos de falência apresentados ao tribunal de falências do Delaware, a Tupperware tem um passivo entre mil milhões e 10 mil milhões de dólares, enquanto os ativos valem entre 500 milhões e mil milhões de dólares. Porém, o grupo não divulga as contas desde 2022, ano em que reportou uma queda de 42% do volume de negócios face a 2017, para 1,3 mil milhões de dólares. Além disso, a empresa tem negociado com os credores sobre a forma de gerir as dívidas de mais de 700 milhões de dólares (cerca de 630 milhões de euros), que tem tido dificuldades em abater devido à subida das taxas de juro nos últimos anos.

Portugal é um dos mais de 100 países em que a Tupperware está presente. Em 2023, a fábrica em Montalvo, no concelho de Constância, contabilizava 220 trabalhadores efetivos. Para já, desconhecem-se os efeitos do processo de falência da marca nas fábricas da empresa em outros países.

Notícia atualizada às 10h45 de 19 de setembro com declarações do Ministério da Economia

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autarca de Constância pede ajuda ao Governo para contactar Tupperware nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião