Fabricante da mesa de reuniões do Parlamento Europeu aumenta capacidade em Setúbal para conquistar Península Ibérica

A fábrica que produziu a mesa de reuniões do Parlamento Europeu, filial da francesa Egic Solutions, concentra agora toda a produção em Portugal. O objetivo passa por conquistar a Península Ibérica.

A Ergosteel de Setúbal acaba de duplicar a sua área de produção. A fábrica desta filial da Egic Solutions, um dos principais fabricantes de mobiliário informático em França desde 1961, adiciona 700 metros quadrados à área total, totalizando agora 1.280 metros quadrados. Com esta expansão, a produção passou a estar concentrada apenas em Portugal. Vão ser criados mais dez postos de trabalho. A empresa exporta 100% da produção, mas com a partir do crescimento agora concretizado, pretende afirmar-se na Península Ibérica.

“A casa mãe é em França e estávamos essencialmente a produzir para lá. Com esta ampliação, vamos concentrar em Portugal a produção e deixar de estar dependentes da casa mãe, porque tínhamos partes que eram produzidas em França”, explica ao ECO/Local Online Ana Garcês, diretora financeira da Ergosteel.

O reforço da operação em Setúbal visa ainda explorar novas oportunidades no mercado europeu, essencialmente na Península Ibérica, já que o mercado francês absorve 60% da produção, seguido da Bélgica, Luxemburgo e Suíça.

A Ergosteel já está a dar cartas em Portugal e em junho fez a primeira venda e montagem na sede do Novo Banco em Lisboa. Em França, a empresa fornece mobiliário de escritório para hospitais, bancos, esquadras de polícias, a empresa pública de caminhos de ferro SNCF, call centers, entre outros. A Ergosteel fabricou a mesa de reuniões do Parlamento Europeu, no Luxemburgo.

Fundada em 2020 por Pierre Soler e localizada no BlueBiz (Parque Empresarial Península de Setúbal), a Ergosteel emprega atualmente nove pessoas, mas prepara-se para contratar mais dez pessoas no âmbito desta expansão. As novas posições serão ocupadas no departamento comercial, armazém e infografistas.

Pierre Soler, fundador e presidente da Ergosteel e diretor da Egic

Para além da produção do mobiliário técnico, a Ergosteel comercializa componentes audiovisuais e conectividade, para formação, salas de reuniões, conferências e videoconferências.

As exportações portuguesas de mobiliário superaram os dois mil milhões de euros em 2023, um aumento de 11% face ao ano anterior e um máximo histórico. No topo da lista de melhores destinos para o mobiliário português — cluster que inclui indústrias como o mobiliário, a colchoaria, os têxteis-lar, a cutelaria, a cerâmica, a iluminação e a tapeçaria — estão França (com uma quota de 32%), Espanha (26%) e Alemanha, destino de 6% das vendas internacionais desta fileira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fabricante da mesa de reuniões do Parlamento Europeu aumenta capacidade em Setúbal para conquistar Península Ibérica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião