HyChem constrói fábrica de eletrolisadores em Torres Vedras para produzir hidrogénio

A HyChem, antiga Solvay, especializada na química do hidrogénio, avança em Torres Vedras com projeto de inovação industrial, anos depois de ter estado em risco de fechar.

O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, visita o complexo industrial HyChem e a produção de microalgas da A4F - 23JUL21ECO Local

A HyChem vai construir uma nova fábrica de eletrolisadores para produzir hidrogénio nos terrenos da localidade de Matacães, no concelho de Torres Vedras, onde se localiza uma das concessões de exploração mineira de salgema da empresa. A unidade deverá estar concluída até final de 2026, contribuindo para a competitividade do tecido económico da região.

Este projeto de inovação industrial, a executar em parceria com a TecnoVeritas, foi anunciado durante as comemorações do 90.º aniversário da ex-Solvay pelo presidente e CEO da HyChem, Manuel Gil Antunes. O novo investimento resulta de uma candidatura no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). Questionada pelo ECO/Local Online sobre o valor do investimento, a empresa não respondeu até ao momento.

“Iniciamos um ciclo comemorativo dos 90 anos, porque ousámos projetar um novo futuro para a Solvay Portugal, invertendo a tendência de desinvestimento e descontinuidade a que estava condenada”, assinalou Manuel Gil Antunes, citado em comunicado. Na Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira, a HyChem produz e comercializa clorato de sódio, “substância essencial ao setor exportador da pasta e papel, e hidrogénio”.

Com capitais exclusivamente portugueses, a HyChem, especializada na química do hidrogénio, começou inicialmente por se designar Soda Póvoa e mais tarde Solvay Portugal. Desde 2021 que a HyChem é detida pela 2pelaA4FAlgae for Future, holding de um grupo empresarial de capital exclusivamente português, depois de estar em risco de fechar.

“Não escondemos a satisfação e o orgulho com que recordamos uma longuíssima jornada de desenvolvimento industrial, em que a empresa teve papel determinante, pois teria terminado de forma inglória em 2019 – por desistência do grupo Solvay, perante as dificuldades de contexto e seguindo a lógica infelizmente tão frequente nas grandes multinacionais – caso não tivéssemos tomado a iniciativa de lhe propor a aquisição da sua empresa”, salientou Manuel Gil Antunes, numa mensagem aos colaboradores por altura da comemoração do aniversário da HyChem.

A HyChem já deu provas inequívocas de que o parque industrial da Póvoa de Santa Iria continuará a ser um fator decisivo para a competitividade da região, capaz de atrair emprego qualificado e novas tecnologias amigas do ambiente.

Manuel Gil Antunes

Presidente e CEO da HyChem

O empresário vincou ainda o “compromisso baseado na inovação tecnológica e na sustentabilidade ambiental, económica e social; e também o empenho na concretização da estratégia na transição energética e na adoção de soluções de economia circular, em que o hidrogénio verde desempenha um papel essencial.”

Para Gil Antunes, “a HyChem já deu provas inequívocas de que o parque industrial da Póvoa de Santa Iria continuará a ser um fator decisivo para a competitividade da região, capaz de atrair emprego qualificado e novas tecnologias amigas do ambiente”. Será no futuro próximo, avançou o empresário, “o embrião do BioCluster, um conceito revitalizador da economia e da comunidade dos concelhos de Vila Franca de Xira e de Loures, unidos pelo Tejo”.

Na Póvoa de Santa Iria, a HyChem assegura o fornecimento de serviços e utilidades ao ALGATEC Eco Business Park, vocacionado para receber projetos de produção de microalgas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

HyChem constrói fábrica de eletrolisadores em Torres Vedras para produzir hidrogénio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião