Empresa de cenouras bebés “salta” o Tejo e investe 85 milhões de euros
Afinal já não será construída em Almeirim, mas sim em Santarém, a primeira fábrica de processamento de cenoura baby da Europa, num investimento de 85 milhões de euros.
A primeira unidade de processamento de cenoura baby da Europa vai ser construída em Santarém, num investimento da 52 Fresh na ordem dos 85 milhões de euros, e não em Almeirim, como estava inicialmente previsto. Segundo o presidente da autarquia de Santarém, João Teixeira Leite, numa primeira fase, “os investidores pretendem criar 200 postos de trabalho, que podem atingir 1.000, em fase de desenvolvimento pleno da atividade”
Para o presidente da câmara de Santarém, este “é um dia histórico”, tendo em conta que a formalização do investimento para este projeto agroalimentar, desenvolvido pela 52 Fresh, vai contribuir para o desenvolvimento económico do concelho. Elenca como trunfos da localidade para atrair investimento a “localização ímpar, as excelentes vias rodoviárias” e estar servida pela “principal linha ferroviária do país”, a linha do Norte.
Por isso, o autarca quer “continuar a promover Santarém, com foco na atração de investimento privado, pois são as empresas que criam postos de trabalho e este é o principal fator de desenvolvimento e crescimento de um território”.
O processo para implementar a unidade de processamento de cenoura baby da Europa decorreu durante os últimos meses. “Desenvolvemos todos os esforços para trazer este investimento para Santarém”, começou por contar João Teixeira Leite. “Nas últimas semanas foram dados passos determinantes: o investidor já apresentou no município um PIP [Pedido de Informação Prévia], e este está em condições de ser aprovado. A APA já deu parecer favorável a diversos pedidos de informação sobre a viabilidade da atividade, e o Governo já comunicou, através da Secretaria de Estado do Ambiente sobre a viabilidade da nova localização”, detalhou.
Além disso, avançou o edil, “os contratos de promessa compra e venda dos terrenos já foram assinados, numa área total de 50 hectares, dos quais 10 são do município e os restantes da Caixa de Crédito Agrícola de Pernes”. É precisamente em Pernes que se localizam os terrenos da nova fábrica.
Citado num comunicado da autarquia, Yannick Le Mintier, diretor geral da 52-Fresh, enalteceu “o compromisso, a visão e a liderança de João Teixeira Leite, presidente da câmara de Santarém, e das suas equipas, que, em pouco tempo, fizeram todos os esforços para garantir a realização do projeto no município”. Elogiou ainda o facto de, “em apenas 40 dias, [a câmara] superar todos os obstáculos [para instalar em Santarém] aquela que vai ser a terceira operação mundial”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Empresa de cenouras bebés “salta” o Tejo e investe 85 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}