Ex-futebolista Costinha e empresário António Boal lançam vinho, que vai dos 600 a 8 mil euros

O ex-futebolista Costinha e o empresário António Boal lançam nova colheita do Segredo 6 (2021) e já venderam 20% da produção total. Estudam já nova tática para conquistar mercado angolano.

Antigo jogador de futebol Costinha e o empresário António Boal lançam terceira edição do vinho “Segredo 6”11 outubro, 2024

Ainda a nova colheita do Segredo 6 (2021) não tinha sido lançada e o antigo jogador de futebol Costinha e o empresário António Boal já tinham vendido 10 das 25 garrafas mais caras desta produção – de 15 litros –, a oito mil euros cada. Entre os compradores constam futebolistas, empresários e médicos portugueses membros do clube restrito que os dois amigos criaram há dois meses.

“Tenho várias pessoas do mundo do futebol, muitos deles jogaram comigo, que são compradores desde a primeira edição do vinho em 2022, produzida com a colheita de 2019, e que são membros do Clube Gold”, que já conta com 228 sócios provenientes de todo o país, começa por avançar Costinha (Francisco Costa) ao ECO/Local Online à margem do lançamento da nova colheita do “Segredo 6”, em Mirandela.

Mas desengane-se quem pensa que só de futebol vive o Clube Gold por ter o antigo médio defensivo neste projeto. São vários os homens e mulheres empresários e médicos que integram este grupo restrito de apreciadores a quem será dada “sempre” a oportunidade de aquisição deste vinho de edição limitada, proveniente das vinhas velhas da empresa 2 CC produção de vinhos Lda, criada pelos dois sócios, em 2018. E cujos nomes os dois sócios mantêm num total secretismo, fazendo jus ao nome do vinho que ostenta o número da camisola que Costinha ou “ministro”, como é conhecido, usava nos seus tempos de glória nos relvados.

Já temos alocado 20% da produção total [475 garrafas] a membros do clube.

António Boal

Produtor do Segredo 6

Já quando lançaram, em 2022, a primeira edição deste vinho com a colheita do ano de 2019 e com a assinatura do enólogo Paulo Nunes, os dois sócios venderam logo as seis garrafas de 15 litros a portugueses e brasileiros. A procura foi de tal forma no ano seguinte que Costinha e António Boal reforçaram, este ano, a quantidade para 25 garrafas.

Mas não são só as garrafas de 15 litros, a oito mil euros, que já têm compradores. “Já temos alocado 20% da produção total [475 garrafas] a membros do clube”, adianta o empresário António Boal, englobando nas contas mais 400 garrafas de 1,5 litros e outras 50 de cinco litros, a 600 euros e 1.800 euros cada. Produzido a partir das castas autóctones de Trás-os-Montes, das quais se destacam a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Amarela, Alicante Bouschet, este vinho foi maturado em barricas de carvalho francês, durante um período de 16 meses.

Mal sonhavam, no início desta aventura na Vinha do Professor com 68 anos, solo de xisto e quartzo, situada em Chelas, Mirandela, que iriam ter tanta aceitação no mercado nacional e grande interesse do brasileiro que está em crescendo. Os dois amigos continuam a estudar a tática para mais uma vitória em campo: têm agora na mira o mercado angolano para posicionar ainda mais Trás-os-Montes no mapa vitivinícola nacional e internacional no segmento premium.

Este vinho tem marcado pontos: a edição de 2023 (colheita de 2020) entrou para o top dos 10 melhores vinhos nacionais pela revista “Essência dos Vinhos”.

Costinha e António Boal, produtores do vinho Segredo 611 outubro, 2024

Apesar da inflação, do aumento dos custos e da habitação, ainda há investidores portugueses com poder de compra para comprar estes produtos de luxo. À pergunta o que leva um investidor a comprar um vinho deste valor, António Boal responde: “São colecionadores ou pessoas que querem surpreender um grupo de amigos e abrem uma garrafa de 15 litros. O que impressiona, pois é imponente”. Aliás, reforça, “há pessoas a comprar dez mil euros em garrafas do Segredo 6, nomeadamente de 1,5 litros e de cinco litros. Compram para oferecer ou para festas que organizam”.

Costinha lembra a inusitada história de um jogador de golfe no Brasil que teve conhecimento da venda do “Segredo 6 através das redes sociais e encomendou logo a uma garrafeira naquele país”. Ao lado, o sócio António Boal acrescenta, enquanto aponta para as três garrafas, de formatos diferentes, expostas na mesa: “Queria uma coisa fora da caixa e teve”, além de ter a mais-valia de ter “um grande potencial de envelhecimento em garrafa, uma vez que quanto maior a quantidade, melhor o envelhecimento e melhor a qualidade do vinho”. Na calha está o lançamento de um vinho branco de alta gama à semelhança do Segredo 6, desvenda o empresário.

O vinho “O Segredo 6” envolveu logo no primeiro ano um investimento de 150 mil euros em todo o processo, desde aquisição das vinhas, em Mirandela, até à produção, engarrafamento e lançamento no mercado.

Da mesma vinha deste projeto foi apresentada, em 2023, uma outra referência: a Vinha do Professor. São 416 estojos, com três garrafas de 0,75 litro cada, que estão no mercado pelo valor de 675 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-futebolista Costinha e empresário António Boal lançam vinho, que vai dos 600 a 8 mil euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião