Associação Comercial do Porto assina protocolo com governo ucraniano

O acordo de cooperação visa divulgar oportunidades de negócio na Ucrânia, privilegiando a área tecnológica, além de incentivar à presença em feiras, missões e conferências empresariais.

Fortalecer as relações bilaterais de comércio e negócio entre a região Norte de Portugal e a Ucrânia, assim como contribuir para reforço da internacionalização económica daquele país envolvido numa guerra com a Rússia. Estes são dois dos propósitos do acordo de cooperação assinado pela Associação Comercial do Porto (ACP-CCIP) e o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, representado pela embaixadora em Portugal, Maryna Mykhailenko.

O acordo visa ainda divulgar oportunidades de negócio na Ucrânia, privilegiando a área tecnológica, além de incentivar à presença em feiras, missões e conferências empresariais. “A transferência tecnológica entre Portugal e Ucrânia, e a proteção da propriedade industrial nos dois países” são mais alguns dos objetivos inerentes a este protocolo de cooperação.

A ACB-CCIP apela à participação das empresas da região do Porto e Norte neste projeto. É fundamental que os países ocidentais e as suas empresas contribuam ativamente na reconstrução da economia ucraniana, fazendo negócios, explorando as muitas oportunidades que existem e emprestando competências, experiência e conhecimento técnico”, assinala o presidente da ACP-CCIP. Além de ser uma oportunidade económica, Nuno Botelho considera que se trata também de “uma obrigação moral” para a associação empresarial ajudar aquele país.

É fundamental que os países ocidentais e as suas empresas contribuam ativamente na reconstrução da economia ucraniana, fazendo negócios, explorando as muitas oportunidades que existem e emprestando competências, experiência e conhecimento técnico.

Nuno Botelho

Associação Comercial do Porto (ACP-CCIP)

Nesse sentido, a associação empresarial vai divulgar a plataforma NAZOVNI, um portal eletrónico de diplomacia económica desenvolvido pelo governo ucraniano, com vista a possibilitar às empresas do país um canal direto para exportação de bens e serviços. Além de reforçar a internacionalização da economia da Ucrânia e acolher sessões de formação e esclarecimento para acesso ao mercado comercial ucraniano.

Este portal disponibiliza a apresentação das empresas, o contacto com parceiros internacionais, bem como a identificação e divulgação de oportunidades de negócio.

A ACP-CCIP compromete-se a apoiar os empresários e investidores da região nortenha que participem neste projeto. Atuará como intermediária e “parceira ativa nos contactos com as autoridades diplomáticas da Ucrânia e os seus representantes comerciais”, detalha Nuno Botelho.

Já a plataforma NAZOVNI oferece também às PME e investidores portugueses a possibilidade de se registarem na aplicação como entidades importadoras, definirem os setores de atividade com os quais desejam cooperar e explorarem novas parcerias comerciais”, completa a associação empresarial nortenha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Associação Comercial do Porto assina protocolo com governo ucraniano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião