Direção-Geral do Consumidor alerta para consumo consciente durante a Black Friday
As campanhas de novembro podem induzir em erro o consumidor. Para prevenir compras desinformadas, a DGC lançou a campanha com o mote “Antes de clicar ou comprar, pense duas vezes. A decisão é sua!”.
O mês de novembro conta com várias campanhas e promoções, nomeadamente a Black Friday, celebrada na quarta sexta-feira do mês. Para sensibilizar os consumidores sobre os riscos associados às compras impulsivas e desinformadas, a Direção-Geral do Consumidor (DGC) desenvolveu internamente e lançou a campanha “Compare preços e pondere a sua compra – A decisão é sua!”.
“A nossa prioridade é garantir que os consumidores estão informados e protegidos, especialmente num período em que aumentam os casos de publicidade enganosa e práticas comerciais desleais”, refere Teresa Nogueira, porta-voz da DGC, citada em comunicado divulgado esta segunda-feira.
A campanha está presente tanto no site da DGC como nas redes sociais e inclui dicas e orientações para um consumo mais responsável, como comparar preços, verificar as políticas de troca e devolução e analisar as condições de segurança nos pagamentos online. Além disso, alerta para situações de falsos descontos, práticas abusivas e alterações súbitas de preços, incentivando denúncias junto à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e à própria DGC.
Durante este mês, a DGC também reforça a fiscalização. No ano passado, numa ação de monitorização, a direção analisou 100 produtos de 20 operadores e em três dos casos havia infrações. “Embora a maioria dos operadores respeite as normas, os desvios detetados mostram a importância de mantermos um acompanhamento rigoroso”, acrescenta Nogueira, em comunicado.
Os principais alertas da DGC para os consumidores são planear as compras e adotar uma atitude crítica. O mote da campanha destaca que “antes de clicar ou comprar, pense duas vezes. A decisão é sua!”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.