FPF vai entregar 50 mil euros com o prémio Futebol para Todos. Candidaturas estão abertas
Criado pela FPF em 2018, a iniciativa é dirigida a instituições sem fins lucrativos e inclui a distribuição de um donativo no montante de 50 mil euros. As candidaturas decorrem até 11 de dezembro.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai atribuir um donativo no montante de 50 mil euros, a ser distribuído por dois ou mais projetos, no Âmbito do projeto Prémio Futebol para Todo. Promovida anualmente, a iniciativa tem como objetivo “envolver a sociedade civil em temas tão prementes como o combate à discriminação e a promoção da inclusão social através do futebol”.
As candidaturas ao prémio decorrem até 11 de dezembro, sendo que cada projeto candidato deve apresentar um orçamento máximo de 25 mil euros. Não são elegíveis para o prémio deste ano os vencedores das quatro edições anteriores (edição 2019, 2020, 2021 e 2023).
“Os projetos candidatos deverão ter como premissa que cada indivíduo é único, bem como a rejeição de todas as formas de discriminação com base na raça, idade, género, religião, orientação sexual, cultura e nacionalidade”, detalha a FPF em comunicado.
“Esta iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), nomeadamente o objetivo número 10, que pretende a redução das desigualdades em termos de idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, estatuto económico ou outro no interior de um país”, acrescenta.
Após a eleição dos dez melhores projetos por parte de um júri da FPF, os mesmos são divulgados no site da Federação com o objetivo de recolher votos do público, os quais terão um peso de 20% na pontuação final.
Após o fim do período para a apresentação de candidaturas, segue-se a fase de avaliação e triagem do júri até 6 de janeiro de 2025. A votação do público decorre depois entre os dias 13 e 17 de janeiro de 2025, sendo os projetos vencedores conhecidos na semana seguinte, num evento na Cidade do Futebol.
O painel de jurados é constituído por Humberto Coelho (vice-presidente da FPF), Mónica Jorge (diretora para o Futebol Feminino), Mercedes Balsemão (presidente da SIC Esperança), Catarina Furtado (embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População e presidente e fundadora da Associação Corações Com Coroa), José Pena do Amaral (consultor da comissão de responsabilidade social do BPI) e um representante da Cruz Vermelha.
O Forjães SC, as Novas Olimpíadas Especiais e o FC Romariz foram os vencedores da edição do ano passado do Futebol para Todos, na qual foi registado o número recorde de 63 candidatos.
Desde a sua criação, a iniciativa já apoiou 13 projetos/instituições com um total de 200 mil euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.