Canais desportivos lutam pelo “título”. Dazn compra grupo de televisão à News Corp de Rupert Murdoch
A antiga Eleven Sports foi às compras na Austrália para investir na área da TV desportiva e de entretenimento com a Foxtel. O negócio avalia este grupo em 2 mil milhões de euros.
O canal britânico Dazn, antigamente designado Eleven Sports, quer ser “titular” na indústria do streaming desportivo e fechou esta segunda-feira um acordo para adquirir a australiana Foxtel à News Corp de Rupert Murdoch.
A entrada da Foxtel na Dazn aumenta as receitas proforma do grupo para seis mil milhões de dólares (na ordem dos 5,7 mil milhões de euros) e vai gerar novos conteúdos, conhecimento de mercado e oportunidades de expansão para a rede britânica, que está presente em Portugal. Até porque a Foxtel é uma das principais empresas de media na Austrália, com 4,7 milhões de assinantes que agora ficam com a oferta desportiva da Dazn disponível nos seus ecrãs.
O negócio, que ainda está sujeito a aprovação dos reguladores, avalia a empresa em 3,4 mil milhões de dólares australianos (cerca de dois mil milhões de euros). Nos termos da transação, a News Corp e a Telstra – acionista minoritário da Foxtel – tornar-se-ão também acionistas minoritários da Dazn, permitindo-lhes manter uma participação na Foxtel.
A aquisição prevê ainda que a Dazn – parceira de operadoras como Deutsche Telekom, Orange, Sky, Movistar, Telenet e Vodafone – faça com que as competições desportivas domésticas da Austrália atravessem os oceanos e passem a estar disponíveis em 200 territórios em todo o mundo de forma a aumentar o alcance do desporto australiano.
No entanto, esta mudança na estrutura acionista não envolve alterações na equipa de gestão, uma vez que o CEO da Foxtel, Patrick Delany, mantém-se no cargo. “Em 2019, quando fundimos a Foxtel e a Fox Sports, muitos questionaram o nosso futuro. Após o lançamento da Kayo em 2019 e da Binge em 2020, hoje somos o maior streamer de desporto e entretenimento com sede na Austrália, estabilizámos a nossa base de subscritores da Foxtel e lançámos o Hubbl para ajudar os consumidores a encontrar todo o conteúdo que adoram, via streaming, num só lugar. Nada disto teria sido possível sem o apoio e incentivo da News Corp”, referiu o gestor.
“Os australianos assistem a mais desporto do que qualquer outro país do mundo, o que torna este negócio uma oportunidade entusiasmante para a Dazn entrar num mercado-chave. Este é mais um passo na nossa estratégia de longo prazo para nos tornarmos a casa global do desporto. A Foxtel é um negócio de sucesso que passou por uma notável transformação digital nos últimos anos”, comentou o CEO do grupo Dazn, Shay Segev.
O Foxtel Group, detido em 65% pela News Corp e 35% pela Telstra, tem a Fox Sports, a principal empresa australiana de produção desportiva, conhecida pela transmissão de desportos ao vivo e programas com comentadores. Siobhan McKenna, presidente do conselho de administração da Foxtel, disse que este acordo com a Dazn representa o “reconhecimento internacional da transformação” do grupo de um operador tradicional de payTV um “líder” em streaming desportivo e entretenimento digital.
Então, porque é que a News Corp decidiu vender? A transação permite que a gigante, dona do jornal New York Post, se possa concentrar mais nos seus principais segmentos de crescimento: Dow Jones, serviços e ativos ligados ao imobiliário e publicação de livros e, simultaneamente, manter uma participação acionista numa empresa global de streaming desportivo com mais de 300 milhões de espectadores em 200 mercados.
A News Corp contou com a assessoria financeira do Goldman Sachs e o apoio jurídico por parte das sociedades Gibson, Dunn & Crutcher e Allens nesta transação.
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