Social commerce, influencer marketing e IA: as tendências de marketing para 2025, segundo a Samy Alliance
A afirmação da IA com uma abordagem mais humana, o crescimento do social commerce mas também o recuo do investimento, são algumas das tendências apontadas pela agência para o marketing no próximo ano.
“O marketing em 2025 continuará a evoluir rapidamente, impulsionado pelas novas tecnologias, pelas mudanças nas necessidades dos consumidores e pela crescente procura por autenticidade“. A antevisão é avançada pela Samy Alliance, que prevê também uma mudança no papel dos profissionais de marketing, que implicará uma “gestão de dados mais inteligente e a incorporação da inteligência artificial com um foco humano para uma execução mais eficiente e personalizada”.
As ideias fazem parte do relatório anual “Marketing Trends 2025“, da Samy Alliance, que tem por base entrevistas a mais de 70 líderes de marcas globais como a L’Oréal, Diageo, Sony, BBVA, Nestlé ou Heineken, combinadas com a análise feita pela sua equipa.
O relatório – que destaca tendências, desafios e oportunidades no setor do marketing – aponta ainda para um cenário com audiências cada vez mais fragmentadas, onde as marcas irão enfrentar o desafio de se manterem relevantes num panorama digital em constante mudança. Conheça as tendências do marketing para o próximo ano apontadas pela Samy Alliance.
Crescimento do social commerce
A intersecção entre as redes sociais e o e-commerce vai continuar a crescer, vaticina a Samy Alliance. “Mais do que uma tendência, é uma resposta à evolução do comportamento do consumidor“, refere a agência, que entende que a pandemia foi um “ponto de viragem” que transformou a forma como os consumidores interagem e compram online.
Plataformas como o TikTok Shop, lançada em 2023 nos Estados Unidos e este mês em Espanha — estando previsto chegar a mais países europeus no primeiro ou segundo trimestre de 2025 — vão liderar essa transformação, numa tendência que deve continuar a crescer nos próximos anos.
As projeções apontam mesmo para que o social commerce represente 20% de todas as vendas online a nível global em 2025 e alcance os 21,7% em 2028. Apesar disso, 30% dos profissionais de marketing entrevistados admitem não ter uma estratégia para tirar proveito deste cenário.
Mas “através de uma estratégia eficaz de social commerce, as marcas poderão fundir a experiência de compra com o entretenimento e a interação em tempo real“, refere a Samy Alliance, que alerta que, no entanto, “é fundamental manter a conexão humana, assegurando uma ligação genuína e autêntica com os consumidores“.
Evolução do marketing de influência
Os influenciadores permitem que as marcas não só aumentem o awareness mas também obtenham resultados de vendas tangíveis, pelo que o marketing de influência tem sido uma tendência em crescimento. No entanto, segundo 60% dos entrevistados, o maior desafio está em encontrar os perfis certos.
Outro desafio gira em torno da capacidade de quantificar o retorno sobre o investimento (ROI) do marketing de influência. Quanto a este ponto, “importa lembrar que esta estratégia influencia todo o funil de marketing, particularmente na construção da marca e na consideração, o que, no final, contribui significativamente para a conversão“, refere-se no “Marketing Trends 2025”.
Manter a autenticidade entre os influenciadores e os seus seguidores é outro dos desafios a ser encarado, pelo que a tendência para 2025 passa por dar prioridade ao entretenimento, principalmente através de conteúdos curtos e ao vivo. Note-se que os micro e nano influenciadores serão particularmente eficazes em conseguir gerar uma ligação mais autêntica com públicos ou nichos específicos, observa-se no relatório.
Afirmação da IA com uma abordagem mais humana
A inteligência artificial (IA) está a transformar o setor do marketing em quatro áreas cruciais, aponta a Samy Alliance. Desde logo, tem desempenhado um papel na segmentação das audiências e na otimização de anúncios, uma vez que “permite veicular anúncios personalizados com base nas preferências de cada utilizador, histórico de navegação e comportamentos de compra”.
Também no atendimento ao cliente, através de interações personalizadas, a IA tem a possibilidade de oferecer uma eficiência operacional otimizada. O conhecimento detalhado do consumidor, pode fazer com que a IA também ajude as marcas a antecipar as necessidades e os comportamentos dos seus clientes, mediante a análise de padrões e tendências de dados.
Mas esta tecnologia tem também uma palavra a dizer na produção de conteúdos para os diversos canais. Tendo em conta que a limitação de tempo é uma das principais preocupações apontadas pelos profissionais de marketing, “este benefício posiciona-se como um dos mais relevantes”, com cerca de 80% dos entrevistados a afirmar mesmo que a economia de tempo é o maior benefício da IA na geração de conteúdo.
“No entanto, é importante combinar essas ferramentas com uma abordagem humana para implementar estratégias que gerem uma ligação autêntica com o público“, alerta-se no “Marketing Trends 2025”.
Queda no investimento
Outra tendência que pautará o próximo ano prende-se com a redução do orçamento destinado à publicidade, sendo que apenas 44% dos profissionais estão confiantes num aumento do seu orçamento em 2025, uma queda de 9% em relação a 2024 e que representa um “declínio notável”, segundo o estudo.
A previsão é de que a maior parte destes orçamentos seja investida em paid media (60% dos marketeers planeia aumentar o seu investimento em paid media em 2025), com o investimento em meios tradicionais — como televisão, imprensa e rádio — a continuar em queda. Redes sociais, conteúdos patrocinados e marketing de influência são outras áreas-chave para onde os orçamentos serão direcionados, com o social commerce, os podcasts e o streaming a ganharem força, uma vez que há “cada vez mais especialistas a reforçar os seus orçamentos ou a planear investir nesses formatos pela primeira vez”.
A tendência para 2025 é também que as marcas concentrem o seu investimento em menos redes sociais, ao invés de dividirem os seus esforços entre várias plataformas. A análise da Samy Alliance aponta para que estes orçamentos se concentrem sobretudo no Instagram (um em cada quatro especialistas preveem investir entre 26% e 50% do seu orçamento nesta rede social), seguido pelo TikTok e YouTube.
Relevância cultural será crucial
No meio destas tendências, o marketing vai contar com um eixo central em 2025, que passa pela relevância cultural. “Este conceito, que vai além de simplesmente seguir tendências, exige que as marcas identifiquem e ativem pilares culturais que se alinhem de uma forma autêntica com os seus valores e com os da sua audiência“, aponta a Samy Alliance.
Mas, na verdade, 60% dos profissionais de marketing entrevistados admitem dificuldades na integração destas tendências nas suas estratégias. O principal desafio, apontam, é a rapidez com que os dados e as tendências se tornam obsoletos, em oposição a processos de tomada de decisão mais lentos, o que “reflete a importância de ter processos claros para tomar decisões de forma mais ágil e eficiente“.
“Criar um guia de trabalho que ajude as equipas a identificar as tendências que valem a pena de forma mais rápida e eficiente“, é a proposta avançada pela Samy Alliance para superar este desafio no próximo ano. Este guia deve ser construído tendo por base três categorias-chave, que se dividem entre os pilares culturais que são relevantes para a marca, os que devem ser evitados por não estarem alinhados com o seu posicionamento e os que devem ser explorados por terem maior potencial de fortalecer a ligação com a audiência.
“Esta estrutura de trabalho permite às equipas a tomar decisões rápidas e seguras, fomentando a agilidade, criatividade e eficiência”, aponta-se.
Competências necessárias para enfrentar os desafios de 2025
Ter a capacidade de adaptar as narrativas de forma eficaz aos diferentes canais é a competência mais crucial para os profissionais do marketing no próximo ano, de acordo com 74% dos entrevistados no estudo. Identificar e investir nas plataformas certas será também crucial para demonstrar retorno sobre o investimento (ROI).
Os marketeers devem também ter a capacidade de quebrar barreiras e de conseguir influenciar a tomada de decisões feita a nível administrativo e executivo, aponta-se ainda no estudo, onde se sublinha a necessidade indispensável, num cenário em constante mudança, de estes profissionais se manterem bem informados sobre a evolução das tendências de marketing e do comportamento do consumidor.
“O CMO [chief marketing officer] do futuro é apaixonado por tecnologia e não tem medo de explorar, inovar e aprender com as suas falhas“, lê-se no estudo.
Em relação aos desafios, mais de metade dos marketeers identificam o (limitação de) tempo como a sua principal preocupação. “O ecossistema em rápida evolução – impulsionado por avanços tecnológicos contínuos e plataformas emergentes – pode ser esmagador”, refere-se no “Marketing Trends 2025”.
Outro desafio prende-se com investimento insuficiente em tecnologia e inovação, o que “limita a capacidade de agilizar os fluxos de trabalho e melhorar a eficiência”.
Conseguir uma gestão de dados mais inteligente é também um desafio que se apresenta no horizonte, devendo os profissionais de marketing “aprimorar os seus recursos de análise e de recolha de dados, ao mesmo tempo em que permanecem em conformidade com as regulamentações de privacidade“, observa-se no estudo.
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