O regresso de Murakami à Louis Vuitton (20 anos depois)
Foi há 20 anos que o artista japonês Takashi Murakami se juntou à Louis Vuitton para lançar uma colaboração que marcou a história da moda. Para celebrar, chega no início do ano uma reedição da coleção
Muito antes de as colaborações entre a moda e as artes plásticas se tornarem a norma Marc Jacobs, então diretor criativo da Louis Vuitton, estabelecia com o artista contemporâneo japonês Takashi Murakami uma parceria que viria a marcar a história da moda. Foi há 20 anos que o artista desenvolveu a sua reinterpretação caleidoscópica do icónico monograma LV, mexido, pela primeira vez na sua longa história e, por isso, é quase obrigatório fazer uma reedição deste padrão colorido (e outros, como o Cherry Blossom, também assinados na época por Murakami) que fez esgotar milhares de exemplares nas prateleiras das Louis Vuitton de todo o mundo. O primeiro capítulo desta reedição Louis Vuitton x Murakami chega já no início do ano, com uma coleção de mais de 200 peças (que incluem carteiras, lenços de seda, óculos de sol, jóias, sapatos e perfumes) e que se orgulha de, uma vez mais, ilustrar o compromisso inabalável da maison francesa com a criatividade, a inovação e o savoir-faire tradicional com a estética colorida de Takashi Murakami. Uma reedição de uma ligação que transcende tendências e gerações, que continua apaixonar e a ser colecionada pelo mundo fora.
Nascido em Tóquio na década de sessenta, Murakami é reconhecido internacionalmente pela sua mistura única de arte tradicional japonesa, ficção científica, anime e personagens kawaii extravagantes, muitas vezes trazidas à vida em motivos repetitivos e representadas em pinturas, esculturas e vídeos que incorporam a interseção da cultura pop, história e belas artes.
A criação de cada um destes produtos é agora moldada pelos avanços da tecnologia, que permite uma maior definição da impressão, com cores mais vivas e elevada precisão de cada um dos personagens e motivos de Murakami. Entre a extensa gama da coleção Louis Vuitton × Murakami, os destaques incluem o Monogram Multicolore, com os seus motivos LV e florais interligados em 33 cores diferentes, nas emblemáticas carteiras da maison, incluindo a Keepall, a Coussin, a Dauphine, a OnTheGo e a Speedy, bem como em cintos, porta-moedas, alpargatas de cunha e no Rolling Trunk; o logótipo lúdico LV Hands nas carteiras Alma BB e num elegante carré de seda; o Superflat Panda em ténis, porta-chaves e num skate; o Superflat Garden e as suas flores sorridentes nos frascos de perfume Attrape-Rêves; uma vasta gama de carteiras Capucines trabalhadas; o padrão Cherry Blossom nas carteiras Papillon, sandálias de plataforma e no majestoso baú Courrier Lozine 110 Fleurs.
A reedição da Louis Vuitton × Murakami será celebrada numa paisagem visual totalmente imersiva, que vai desde montras a pop-ups e pop-ins, bem como ativações inovadoras nas lojas e uma campanha publicitária estrelada pela atriz Zendaya. A coleção Louis Vuitton × Murakami estará disponível para encomenda em todo o mundo a partir de 1 de janeiro de 2025. Um segundo capítulo será lançado em março de 2025 e centrar-se-á no padrão Cherry Blossom, ideal para a primavera.
Um pouco de história
As letras serifadas que formam o monograma da Louis Vuitton foram criadas em 1896 por Georges Vuitton, filho do fundador Louis Vuitton, que criou este padrão com a intenção de – já na época! – afastar os falsificadores. Terá sido em vão, sabe-se hoje, já que este é dos padrões mais utilizados em contrafação (a versão de 33 cores de Murakami incluída).
Corria o ano de 2002 quando Marc Jacobs, há cinco anos a liderar as criações da maison, descobriu a arte de Murakami numa exposição na Fundação Cartier. Nesse momento, Jacobs decidiu convidar o artista japonês para fazer a primeira reinterpretação do sagrado monograma da casa. A colaboração entre o artista e a casa centenária fez a sua estreia em passerelle no desfile da primavera de 2003, onde as manequins desfilaram os modelos clássicos da Louis Vuitton – Papillon, Speedy, Keepall – com as estampas coloridas criadas por Murakami. Rapidamente, os designs de inspiração anime tornaram-se num must para as it girls de todo o mundo, sendo amplamente adotados por celebridades como Paris Hilton ou Kim Kardashian. A cantora Jennifer Lopez foi escolhida para dar a cara na campanha. A colaboração gerou, logo em 2003, mais de 300 milhões de dólares. A ligação entre o artista e a casa terminou em 2015, logo após a saída de Marc Jacobs. Mas Murakami é o colaborador mais antigo da Louis Vuitton e por isso a marca decidiu celebrar os 20 anos desta mudança de era com um regresso estrondoso em 2025. Bravo!
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