IA e influenciadores serão tendências em 2025, mas são “ferramentas ocas se não estiverem enquadradas em estratégias” mais amplas
Comunicar marcas de uma forma impactante numa onda crescente de informação, atrair e reter talento ou enfrentar a regulação excessiva são alguns desafios para o setor em 2025 elencados pela APAP.
Inteligência artificial (IA) e influenciadores são “seguramente” duas tendências que vão ter impacto em 2025 no mundo da publicidade, comunicação e marketing. A antevisão é de Sofia Barros, secretária-geral da Associação Portuguesa das Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing (APAP).
“Inteligência artificial, influenciadores e todas as outras ferramentas de comunicação são ocas se não estiverem enquadradas em estratégias, e consequentes declinações em ideias criativas relevantes e inovadoras“, explica a responsável.
Já em termos de desafios, a secretária-geral da APAP questiona desde logo “como continuar a comunicar marcas de uma forma impactante, relevante e confiável“, perante uma onda crescente de informação recebida pelos consumidores “pelas mais diversas vias”.
Conseguir atrair e reter colaboradores “capazes”, que “combinem criatividade, estratégia e capacitação tecnológica é outro dos desafios que se levanta para o setor no próximo ano, ao qual se junta o da regulação excessiva.
“A publicidade é um ‘alvo fácil’ para os políticos se apresentarem mediaticamente como ‘protetores dos cidadãos’, esquecendo que a concorrência aberta e mediática leva aos avanços dos produtos, dos serviços e das tendências“, aponta Sofia Barros.
Conseguir medir o valor que as ideias criativas aportam às marcas (e ser remunerado por esse mesmo valor) é o último desafio – “clássico e intemporal” – elencado pela secretária-geral da APAP.
Sobre este tema, recorde-se que os líderes de algumas agências portuguesas reconheceram recentemente numa conferência a existência de um problema relacionado com a valorização do setor da comunicação, que já “vem de há muitos anos”, tendo defendido que é preciso saber valorizar os serviços prestados e também conseguir pagar melhores salários.
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