Pessoas +M

João Epifânio assume presidência do conselho estratégico da Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing

Carla Borges Ferreira,

"Conseguir que os CMO se tornem cada vez mais centrais numa organização, dominando as competências de comunicação mas também digitais", é o principal objetivo.

João Epifânio, até outubro membro da comissão executiva e chief marketing officer (CMO) da Altice Portugal, assumiu a presidência do conselho estratégico da Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing (APPM).

Ao +M, o profissional explica que a prioridade é desenvolver um plano de atividades com vista a uma maior aproximação com o mundo da academia, fomentando uma estreita ligação entre as ciências ligadas ao marketing e comunicação e a tecnologia.

É quase impossível um profissional de marketing não interpretar números e informação. Tipicamente as funções eram associadas à comunicação, mas hoje é curto“, enquadra o gestor histórico do setor das telecomunicações, membro do Conselho Estratégico da APPM desde 2018.

“Tudo é dados, o mundo passou em grande medida para as plataformas digitais, temos de saber interpretar a informação”, reforça, explicando que o objetivo é “conseguir que os CMO se tornem cada vez mais centrais numa organização, dominando as competências de comunicação mas também digitais“.

Os cerca de 30 membros do conselho estratégico, aponta, são os profissionais que vão participar neste movimento. “São pessoas que têm uma network [rede] capaz de fazer a dinamização e a ponte entre a academia, as empresas e as marcas”, descreve.

A APPM, liderada por Carlos Sá, presidente da direção, é uma das mais antigas associações de profissionais de marketing do mundo, com mais de cinco décadas de existência, tendo sido fundada em 1967 como Sociedade Portuguesa de Comercialização. Foi no inicio do novo milénio (ano 2000) que a denominação APPM foi definitivamente adotada, recorda João Epifânio, tendo a associação vindo a desenvolver várias iniciativas com o objetivo de valorizar e acreditar os profissionais de marketing em Portugal.

Já este mês, a 22 de janeiro no Porto e 23 em Lisboa, realiza-se o Congresso Nacional de Marketing da APPM, sobe o mote “T – de transformação”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.