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Cinco tendências que vão marcar o marketing B2B em 2025, segundo a Martech Digital

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Apostar em personalização, em iniciativas de ESG, em colaborações com influenciadores e na exploração de funcionalidades interativas são algumas das tendências previsíveis para o presente ano.

Com um ambiente empresarial em constante evolução, desde logo impulsionado por contínuos avanços tecnológicos, mudanças de comportamento dos clientes e crescente valorização de práticas éticas e sustentáveis, as empresas estão também a redefinir a forma como interagem com os seus mercados. E as empresas B2B (business-to-business) não fogem a este paradigma, pelo que a Martech Digital destaca algumas das principais tendências que vão marcar as estratégias de marketing destas empresas em 2025.

“Acompanhar as tendências não é apenas uma questão de escolha, é um requisito para manter a relevância num mercado tão volátil. As empresas que investem em inovação e se adaptam às transformações, tendem a liderar em reconhecimento e resultados. Acredito que os avanços tecnológicos, aliados a abordagens mais humanas, vão continuar a moldar o futuro do marketing no B2B”, refere Ana Barros, CEO da Martech Digital, citada em comunicado.

Tendo em vista ajudar as empresas a manterem-se relevantes num “mercado em transformação constante”, a agência Martech Digital partilha assim cinco tendências que vão marcar o marketing B2B em 2025.

1. Um modeo go-to-market em redefinição

O modelo go-to-market (GTM) está a evoluir para uma “abordagem mais dinâmica e centrada no cliente”, com a integração entre vendas, marketing e apoio ao cliente a serem essenciais para oferecer “experiências consistentes e personalizadas através de estratégias de marketing de conteúdo”.

Se antes este modelo era “como uma linha reta: produto, cliente, fim”, agora tornou-se num “circuito dinâmico”, pelo que as empresas devem apostar na personalização, na utilização de dados em tempo real e no alinhamento das equipas para uma “comunicação coesa e eficaz”, aponta a agência.

Tão importante quanto atrair novos clientes é reter os já existentes“, explica ainda Ana Barros, CEO da Martech Digital, acrescentando que “este modelo prioriza a extração do máximo potencial da base atual de clientes, promovendo um crescimento sustentável e garantindo resultados consistentes ao longo do tempo”.

2. Entretenimento como estratégia de venda

O conceito de shoppertainment — que une entretenimento e comércio — permite que as empresas eduquem, interajam e convertam públicos através de vídeos criativos e dinâmicos, permitindo alcançar resultados comerciais concretos, começa por explicar a agência.

Referindo que o shoppertainment não é só para B2C, a Martech Digital aconselha inclusive ao uso do TikTok, uma vez que vídeos curtos e criativos — como demonstrações de produtos ou insights rápidos — “têm um grande impacto”. A agência aconselha ainda colaborações com influenciadores da indústria e a exploração de funcionalidades interativas, como lives ou quizzes.

Neste sentido, até o CEO, mais do que um líder estratégico, tem também de se tornar num “influenciador” e “personificar os valores e a visão da empresa”. Criar “conteúdos autênticos que ressoem com as suas comunidades” é um caminho para fortalecer relações e construir autoridade, aconselha a agência de marketing e comunicação focada no mercado B2B.

3. Redefinição do e-commerce B2B

Também o comércio eletrónico no setor B2B está em transformação, neste caso para plataformas integradas que facilitam as transações. Mas, além disso, assiste-se também à criação de “ecossistemas completos de interação entre fornecedores, distribuidores e clientes”.

Com dados personalizados e experiências simplificadas, estas soluções geram sinergias e agregam valor em toda a cadeia. Neste sentido, o marketing “irá desempenhar um papel central, atuando como um maestro que orquestra estas conexões”, sendo objetivo dos marketers “garantir o crescimento sustentável de todos os envolvidos, promover a inovação e a eficiência”.

Assim, as empresas devem apostar em plataformas intuitivas, em oferecer personalização – como sugestões baseadas no histórico de compras, que são capazes de aumentar as vendas cruzadas – ou disponibilizar suporte imediato, como seja através de chatbots.

4. Ascensão do zero click marketing

Entre as tendências apontadas pela Martech Digital, uma das maiores mudanças previstas passa pela ascensão do zero click marketing. “Ao otimizarem os conteúdos para aparecerem diretamente nos resultados de pesquisa, esta abordagem maximiza a presença online das empresas que não dependem que o utilizador clique no link dos artigos“, explica a agência.

De forma a otimizar os websites e lidar com o impacto do zero-click search, as empresas devem assim ajustar as suas estratégias de SEO e a otimização de conteúdo. “A visibilidade nos motores de pesquisa é fundamental para reforçar a credibilidade e manter as empresas no top of mind das suas personas. Estar presente onde o cliente procura respostas, é hoje mais valioso do que nunca”, aponta Ana Barros.

5. ESG enquanto necessidade estratégica

Para o presente ano, a sustentabilidade e a responsabilidade social continuam a ser bastante importantes, deixando de ser apenas conceitos para se tornarem “práticas empresariais indispensáveis”. A Martech Digital acredita, inclusive, que iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG), serão “determinantes para construir reputação e conquistar a confiança de parceiros e clientes”.

Mostrar resultados concretos (com a partilha de métricas claras e ações comprovadas), envolver a comunidade (provando que se está a gerar impacto real, local e global) e tornar o ESG verdadeiramente parte do DNA da empresa são alguns dos conselhos avançados pela Martech Digital.

A autenticidade deve ser o grande diferencial das empresas. Apesar de trabalharmos no B2B, as empresas são H2H (human to human), e as pessoas querem conectar-se com histórias reais e propósitos alinhados. A autenticidade não é só uma estratégia, é a base para construir relacionamentos credíveis. A transparência passou a ser obrigatória e os profissionais de marketing que apostarem nisto, estarão na frente“, acrescenta Ana Barros.

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