Aston Martin celebra 60 anos de ligação a James Bond com edição limitada

  • Rita Ibérico Nogueira
  • 13:33

Passaram seis décadas desde que o lendário agente 007 se estreou ao volante do Aston Martin DB5. Para assinalar o feito, a marca lança agora o modelo DB12 Goldfinger Edition.

James Bond e Aston Martin. Trata-se de uma relação cinematográfica inseparável desde 1964, ano em que o mais famoso agente secreto britânico protagonizou “007 contra Goldfinger”. A ligação de James Bond com o mundo automóvel começou antes, quando em “Dr. No” (1962) o espião surgiu ao volante de um Sunbeam Alpine. Seguiu-se um elegante Bentley Mark IV, em “007 – Ordem para Matar”, marca que o autor, Ian Fleming, designou nos livros como sendo a preferida do agente. Na década de 70, o espião conduziu um Lotus Esprit S1, em “007 – O Espião que me Amava”; nos anos 90 trocou os carros britânicos pelos alemães, num namoro curto com a BMW, ao deslocar-se, em “007 – GoldenEye”, nos modelos Z3, 750iL e Z8. Mas seria a Aston Martin a arrebatar o coração de Bond e a tornar-se o seu carro mais icónico. Até hoje.

O Aston Martin DB5, que se estreou em “007 contra Goldfinger”, equipado com dispositivos como metralhadoras escondidas nos faróis, assentos ejetáveis ​​e cortinas de fumo, tornou-se um sinónimo de estilo do espião britânico e fez aparições em vários filmes da saga: “007 – Operação Relâmpago” (1965), “007 – GoldenEye” (1995), “007 – Casino Royale” (2006), “007 – Skyfall” (2012), “007 – Spectre” (2015) e “007 – Sem Tempo para Morrer” (2021). Uma relação de longa data que merece ser homenageada com um novo lançamento: o DB12 Goldfinger Edition. Limitado a apenas 60 unidades, promete agitar os fãs da saga 007 e os colecionadores de automóveis de luxo.

Concebido pelo departamento de personalização Q by Aston Martin (tal como no grande ecrã), o DB12 Goldfinger Edition tem o herói de Ian Fleming estampado em todo o seu ADN. Desde as fibras metálicas douradas integradas nos componentes de fibra de carbono até ao logotipo Oito de Copas (numa referência a uma das cenas mais famosas do filme), o novo modelo representa o topo do design e exclusividade da Aston Martin.

Os detalhes são muitos ao nível dos interiores, com a consola central, os controlos de climatização e o seletor de velocidades adornados a outo de 18 quilates. Os estofos foram feitos à medida e costurados meticulosamente, como se do smoking de 007 se tratasse, e os bancos, em pele perfurada, apresentam o padrão Prince of Wales, numa homenagem aos fatos impecáveis usados por Bond.

Lamentavelmente, o DB12 Goldfinger Edition não vem equipado de série os gadgets característicos dos filmes. Os proprietários desta jóia de quatro rodas não terão metralhadoras a sair dos faróis dianteiros, nem compartimentos secretos para lançar mísseis. Mas, para não deixar a fantasia cair por terra, a marca incluiu um pacote de acessórios exclusivos que melhoram significativamente a experiência: uma pasta em pele, uma capa feita à medida, e uma garrafa comemorativa de champanhe Bollinger, o favorito do espião, a par do vodca Martini, “shaken, not stirred”.

Por fora, a elegância de sempre. As jantes de liga leve de 21 polegadas com raios múltiplos prateados são complementadas por faixas laterais douradas, transmitindo um toque moderno, sem abandonar a sofisticação clássica do DB5. Fiel ao icónico Silver Birch do DB5 original, o design exterior é complementado por detalhes exclusivos, como as pastilhas de travão pretas e os emblemas Aston Martin esmaltados no mesmo tom, acentuando o caráter distinto do veículo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aston Martin celebra 60 anos de ligação a James Bond com edição limitada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião