Ronaldo bate novo recorde. Marca CR7 atinge os 850 milhões de euros
Avaliando a reputação, popularidade, notoriedade e potencial mediático, Cristiano Ronaldo é o desportista mais valioso do mundo e da história. A sua marca vale agora 850 milhões de euros.
Cristiano Ronaldo continua a somar, mesmo fora das quatro linhas. Prestes a celebrar 40 anos, esta quarta-feira, para muitas pessoas é incrível como o capitão da seleção nacional se mantém no ativo, contando já com 920 golos marcados. Mas além da sua carreira desportiva, também o valor da sua marca tem evoluído ao longo do tempo, tendo atingido este ano 850 milhões de euros.
Este valor, estimado pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), tem origem em receitas (salários e patrocínios/direitos de imagem), nos media (inserções e referências a CR7 nas televisões, jornais, rádios e meios online), em redes sociais (seguidores nas redes sociais e referências em motores de busca), palmarés (títulos e distinções), influência social (referências em livros e artigos científicos e posições nos rankings de celebridades) e impacto (nas equipas onde joga).
O IPAM, que acompanha e avalia a evolução do valor da marca “Cristiano Ronaldo” desde 2011, tem assim verificado o crescimento contínuo, que começou em 24,5 milhões de euros em 2011 e que não tem parado de subir desde então, até ao valor recorde de 850 milhões de euros este ano.
Para este crescimento contribuíram essencialmente dois fatores, que se prendem com o “aumento extraordinário de todos os indicadores relativos à visibilidade e performance de Cristiano Ronaldo em todo o mundo” e com o “aumento explosivo da utilização e impacto das redes sociais em toda a sociedade“, explica o IPAM.
Comparando com os números de 2020 — ano em que foi feita a última análise à marca de Ronaldo e que a valorizava em 200 milhões — há uma diferença desde logo evidente que justifica este grande crescimento: o salário de Cristiano Ronaldo passou de cerca de 40 milhões de euros na Juventus para 200 milhões na Arábia Saudita.
Por outro lado, os contratos de patrocínio e direitos de imagem passaram de 28 para 150 milhões de euros, decorrentes de inúmeros contratos publicitários com diferentes marcas de vários setores de atividade, como a Nike, Tag Heuer ou Louis Vuitton.
Mas também nas redes sociais Cristiano Ronaldo continua a “marcar golos” (e a faturar), tendo-se tornado inclusive na figura mais seguida no mundo, ultrapassando os 1.000 milhões de seguidores. O Instagram é a rede onde o português agrega mais fãs, num total de 648 milhões de seguidores, seguindo-se o Facebook (170 milhões), o X (114,5 milhões) e o YouTube (73,2 milhões).
No caso do YouTube, recorde-se, o atleta lançou em agosto um canal denominado “UR · Cristiano”, tendo conquistado mais um recorde, do Guinness World Records: o de registar o maior número de subscritores num canal de YouTube em 24 horas. Isto porque foram quase 20 milhões (19.729.827) as pessoas que se inscreveram nas primeiras 24 horas de vida do canal.
Além disso, Cristiano Ronaldo gera ainda 22,3 milhões de notícias nos media anualmente e a nível mundial, regista 187 milhões de pesquisas no Google por ano, é mencionado em quatro mil livros na Amazon e está presente em 63 mil artigos científicos.
Comparando com o estudo de 2020, CR7 viu a sua influência digital crescer exponencialmente, com o número de seguidores nas redes sociais a passar de 265 milhões para mais de 1.000. Já o número de pesquisas no google passou de 56 milhões para 187 milhões.
No plano desportivo, Ronaldo coleciona 31 grandes troféus, incluindo cinco Ligas dos
Campeões, sete ligas nacionais, cinco Bolas de Ouro e um Campeonato Europeu. Ronaldo acumula também 1.042 jogos em clubes e 217 jogos nas seleções.
Paralelamente, os últimos cinco anos têm ainda sido marcados por um forte crescimento da sua atuação como investidor, com participações em setores como hotelaria, moda e saúde.
De forma global, segundo o relatório do IPAM, Cristiano Ronaldo assistiu desde 2020 a um aumento de 308% nos salários, 435% nas receitas de patrocínios e 280% nos seguidores nas redes sociais. Já o número de jogos aumentou 51% e o de golos subiu 60% no mesmo período.
“Cristiano Ronaldo é muito mais do que um jogador de futebol. É uma marca global que reflete excelência, inovação e impacto em várias áreas da vida pública. O seu valor de mercado é o reflexo da sua relevância desportiva, mediática e comercial, que transcende gerações“, diz Daniel Sá, diretor executivo do IPAM e responsável pelo estudo, citado em comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.