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O amor está no ar. Marcas aproveitam Dia dos Namorados para comunicar nas redes sociais

Rafael Ascensão,

Humor, passatempos ou sugestões de presentes são alguns dos trunfos usados pelas marcas nas redes sociais a propósito do Dia dos Namorados.

Tendo o Dia dos Namorados como pano de fundo, foram várias as marcas que aproveitaram a data para tentarem pontuar nas redes sociais e chegar até junto dos seguidores e consumidores.

Seja através do humor, sugestões de presentes ou passatempos, são diversas as formas como as marcas tentam potenciar a sua presença nas redes sociais e uma aproximação aos seus seguidores e clientes.

A Control, por exemplo, lançou um passatempo onde desafiou os participantes a explorar as “cinco love languages”. Entre outros prémios, a marca destinou ao grande vencedor uma semana em Playa del Carmen, no México, para dois apostou também num conjunto de publicações, pautadas, como é hábito, pelo humor.

No caso do Oceanário de Lisboa, e tendo em conta que “o Amor está no Mar”, a aposta recaiu numa “flash sale” com a oferta de um bilhete na compra de outro.

A Uber comunicou a sua iniciativa “Uber One”, um programa de experiências lançado para “proporcionar momentos únicos e inesquecíveis aos seus utilizadores”. Tendo em conta a temática do amor, a edição de fevereiro do Uber One visa presentear quem conseguir escrever as frases mais criativas com um “um brunch premium numa sala de cinema secreta e luxuosa”.

O MB Way aproveita a ocasião para promover o seu serviço, aproveitando parcerias com outras marcas. “Clichê ou divertido, o que interessa é que, quer escolhas flores ou meias, ao pagares com MB Way nos nossos parceiros, ganhas 14% de cashback no MB Way UP”, diz a marca.

Já a Sagres, através de um reel, mostra aquela que é a maior prova de amor, segundo a marca. “Se esta fosse a última imperial do mundo, eu deixava-a para ti”, lê-se no vídeo.

A Sonae Sierra, gestora de centros comerciais como o Centro Colombo, o CascaiShopping, o NorteShopping ou o Centro Vasco, lançou a campanha “Deixa ir o que não amas e abraça o presente”, que “convida os visitantes a desapegarem-se do passado e a viver este dia com humor, leveza e novas experiências”.

A Betclic, por seu turno, presta tributo àqueles que dão tudo, tanto no futebol como no amor, partilhando histórias reais de jogadores e adeptos que “sacrificaram parte de si ao conciliarem a paixão pelo desporto com o compromisso de uma aliança, transformando perdas em símbolos eternos de devoção”.

De forma a assinalar a data, a Telepizza possibilita aos consumidores terem a sua pizza favorita em formato coração.

Já a Domino’s, ao comemorar uma década (X anos) em Portugal, lança uma campanha que celebra os “eX-namorados”, oferecendo prémios a quem os identificar. Além disso, promove um desconto de 50% no preço das pizzas coração.

O Millennium aproveitou a ocasião para promover a sua app através de um conjunto de vídeos, quer a linguagem do amor da pessoa seja o toque, as palavras, dar presentes ou tempo de qualidade.

Entre outras publicações, a Note apostou em avançar com sugestões de presentes para se oferecer à cara metade.

Entre as entidades institucionais, a GNR partilha um vídeo onde incentiva à denúncia por parte de vítimas que estejam numa relação na qual exista violência, cyberbullying, stalking digital ou partilha de fotografias sem consentimento. Na mesma linha, a PSP realiza uma operação de sensibilização e informação à população escolar intitulada “No Namoro Não Há Guerra”, onde reforça o compromisso da prevenção da violência doméstica e, em particular, da violência no namoro.

Também o Governo não deixou passa a data em branco contra a violência entre casais. “O amor verdadeiro baseia-se no respeito, na liberdade e no cuidado. Não há espaço para medo, controlo ou violência em nenhuma relação. O respeito é a base de qualquer relação saudável. Violência NÃO!!”, lê-se na descrição da publicação nas redes sociais.

Por seu lado, a Direção-Geral do Consumidor lançou uma campanha que procura sensibilizar os consumidores para a importância de escolhas de consumo mais sustentáveis e amigas do ambiente.

Também no setor político a data não passou despercebida. O PS reiterou a importância de combater todas as formas de violência no namoro, num vídeo protagonizado pelo secretário-geral do partido, Pedro Nuno Santos. Já a Iniciativa Liberal aproveitou para fazer uma publicação relacionada com o tema da desagregação de freguesias.

Veja outros exemplos de como as marcas assinalaram a data:

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