As marcas mais diferenciadas, conhecidas, autênticas e inovadoras em Portugal
A Google é a marca mais conhecida e diferenciada para os portugueses. Super Bock lidera na autenticidade, enquanto o ChatGPT é a marca percecionada como mais inovadora.
A Google é não só a marca mais diferenciada, na opinião dos portugueses, como também a mais conhecida. Em termos de diferenciação segue-se o ChatGPT e a marca de Cristiano Ronaldo (CR7), enquanto MB Way e Whatsapp são as outras duas marcas mais conhecidas.
As conclusões são da oitava edição do Brand Asset Valuator (BAV), do grupo WPP, que inquiriu 12.167 pessoas em Portugal sobre 999 marcas, entre 129 categorias e 134 métricas.
No ranking das marcas mais diferenciadas surge a Tesla na quarta posição, enquanto a Netflix fecha o top cinco. Entre as 10 marcas encaradas como mais diferenciadas pelos portugueses segue-se a Lego, MB Way, Ikea, Apple e Iphone.
Já entre as marcas mais conhecidas, o Continente é quarto e o YouTube quinto. O top 10 fica completo com o Pingo Doce, PayPal, Compal, Coca-Cola e Disney.
Os rankings foram apresentados por João Maria, head of BAV, no evento “Brand Asset Valuator – Um novo capítulo”, organizado pelo grupo WPP. Esta é uma ferramenta “muito poderosa e baseada em conhecimento muito concreto, validado academicamente”, sublinhou ao +M, à margem do evento.
Segundo o responsável, este modelo foi criado em 1993 pelo que, desde aí, tem sido desenvolvido o aprofundamento, pelas mesmas métricas, que vão permitindo que se crie um “conhecimento cada vez mais profundo sobre o modo como as pessoas percebem as marcas”.
“Possibilita que a ferramenta seja um auxiliar à gestão estratégica das marcas, permitindo perceber como a marca está, de onde vem e para onde, inevitavelmente, vai. E isso possibilita adequar a resposta a cada momento. Nesse sentido, o BAV é único. Nós temos um acumulado de 31 anos de informação, que não existe em mais lado nenhum. É como se fosse um aquário cheio de informação que nós vemos de vários pontos de vista“, explica.
Esta é assim uma ferramenta que permite “ver a estrutura e o DNA da marca, como ele está num determinado momento e como evolui ou não em função do nosso trabalho ou de uma circunstância exterior“.
Atualmente, com recurso a inteligência artificial e tendo por base 30 anos de estudos a nível global — e oito a nível nacional — o BAV conta agora também com uma capacidade preditiva. Analisando uma marca com um determinado perfil, a plataforma, permite aferir o que aconteceria ao equity de marca caso fossem trabalhadas e aumentadas determinadas métricas, explica João Maria.
“Isto é fundamental para nós termos uma gestão estratégica e contundente, do ponto de vista comercial, sobre a maneira como alocamos os recursos. Porque temos precisamente essa capacidade de ensaiar previamente o modelo de evolução sobre as marcas“, acrescenta.
O head of BAV mostrou ainda que a Super Bock é a marca que os consumidores portugueses percecionam como mais autêntica, seguindo-se a Coca-Cola, as “marcas” Alentejo e Açores, e a Lego. O ranking fica completo com a Sagres, Porto, Douro, Vista Alegre e Disney.
Já o ChatGPT é a marca percecionada como mais inovadora, seguindo-se a MB Way, Google, Apple, Tesla, Samsung Galaxy S, Netflix, Ikea, Samsung e Whatsapp.
No entanto, estas perceções variam consoante a audiência em análise, ressalvou João Maria na sua apresentação, exemplificando que as marcas ChatGPT, Samsung Galaxy S e Tesla são as mais inovadoras para quem tem menos de 29 anos, enquanto MB Way, ChatGPT e Google são as eleitas pelo target com idade superior a 35 anos.
O responsável mostrou ainda como o tempo imprime mudanças nas perspetivas dos consumidores, comparando as marcas consideradas como mais inovadoras em Portugal em 2010 e no ano passado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.