
Os “loucos anos 20” contados pelos cocktails do Bar Américain, no Porto
Embarcamos numa viagem sensorial a que o palato não fica indiferente com os novos cocktails inspirados na história dos "loucos anos 20", no Bar Américain do 5 estrelas Monumental Palace, no Porto.
Deixamos para trás o frenesim da cidade do Porto quando entrámos no Bar Américain e viajamos no tempo até aos “loucos anos 20” com um modo de vida hedonista e boémio ao ritmo da música Charleston. Era a época dos cabarets, dos speakeasies — bares clandestinos –, e dos contrabandistas que desafiavam a Lei Seca que então vigorava. Toda uma efervescência a vivenciar neste novo mundo que a poucos deixaria indiferente. E que nos conduz a esta história que aqui vamos contar.
Embarcamos nesta viagem em que nada foi deixado ao acaso. E que bem que ficaria se nos tivéssemos aperaltado ao estilo daqueles tempos para condizer com o que a seguir nos seria desvendado no bar do luxuoso cinco estrelas Maison Albar – Le Monumental Palace, na Avenida dos Aliados.
Pontuado com tons dourados, que lhe conferem um toque majestoso e sui generis, o Bar Américain recebe-nos com luz baixa, música ambiente ao ritmo da melodia tocada ao piano. E com um trunfo na manga: uma viagem sensorial a que o palato não fica indiferente com a prova dos novos cocktails pela mestria de Tiago Oliveira, mixologista que com conta na bagagem com vários anos de experiência em bares de referência em Londres. Tiago foi precisamente beber inspiração a essa memorável época dos anos 1920.
Ficamos a ganhar com toda esta imersão no mundo da coqueteleria, com misturas de bebidas e frutos e outros ingredientes que depois harmonizam a seleção de delicacies criadas pelo estrela Michelin Julien Montbabut. Chef executivo do hotel e do restaurante gastronómico Le Monument, Julien Montbabut delicia-nos com a sua sugestão gastronómica de bradar aos céus, inspirada na cozinha francesa com influências contemporâneas.

Mas a história não fica por aqui. Todas estas novidades também vão buscar muito do passado deste bar: a descoberta de um bar clandestino, mantido em secretismo no então Café Monumental que emprestou o nome ao hotel. Aconteceu durante as obras desta unidade de cinco estrelas, e agora também serve de inspiração para o conceito do Bar Américain e dos novos cocktails de autor criados por Tiago Oliveira. E o resultado está à vista, ou melhor, à prova.
“A imponência do nosso edifício e a decoração do hotel já nos indicavam o caminho a seguir, mas o facto de ali mesmo já ter existido um speakeasy tinha de ser o mote para dar esta nova vida ao Bar Américain”, começa por explanar Tiago Oliveira.
O convite é no sentido de “desfrutar de um trabalho rigoroso e criativo disponível nesta nova carta, que quer fazer do Bar Américain uma referência no mundo dos cocktails”. Desde clássicos reinventados até criações originais que narram histórias, as propostas são variadas. Comecemos pelo “Rum Runner” inspirado precisamente nos rum runners, os contrabandistas que arriscavam tudo para transportar álcool ilegal para os Estados Unidos, desafiando a Lei Seca imposta na ocasião. A degustar é uma combinação de spiced rum caseiro, licor de chocolate, sumo de lima, sumo de ananás e bitters, numa explosão de sabores.
Num tributo à música e dança Charleston, Tiago dá asas à imaginação para criar um cocktail aprimorado com Bourbon aromatizado com coco, vermute de toranja, xarope de lima e espuma de chá de bagas selvagens.
Já o “Flapper” surge inspirado nas flappers, ícones da liberdade feminina nos anos 1920, com o seu estilo de vida irreverente e mais ousado. Combina gin Sipsmith London Dry, sumo de arando, melaço caseiro de romã, sumo de limão, puré de líchia e um toque de alecrim, “resultando num equilíbrio entre doce e ácido que reflete o espírito destas mulheres pioneiras”.
Mas se preferir um cocktail mais tropical, o “Empire” pode ser o ideal com uma infusão de vodca com lima, xarope caseiro de puré de banana, soda e sumo de limão. Também aqui não poderia faltar uma narrativa que desta vez começa em torno do icónico Empire State Building, em Nova Iorque, Estados Unidos, num tributo a este arranha-céus e ao estilo Art Déco.
Bar Américain
Maison Albar – Le Monumental Palace, Avenida dos Aliados nº 151, Porto
Tel.: 22 766 2410
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.