Dona do JN e TSF vai atribuir bolsas de 2.500 euros a estudantes de jornalismo
As bolsas no valor de 2.500 euros abrangem quatro áreas, podendo cada candidato apresentar até três projetos de investigação.
A Academia de Notícias é uma iniciativa da Notícias Ilimitadas que reúne o Jornal de Notícias (JN), a TSF e O Jogo para atribuir quatro bolsas de investigação jornalística a estudantes de comunicação no ensino superior.
De acordo com a informação disponibilizada no site dos órgãos de comunicação, as bolsas no valor de 2.500 euros abrangem diversas áreas temáticas, “permitindo a submissão de projetos em texto, vídeo, som, dados ou formatos híbridos”, lê-se.
As quatro bolsas têm temas distintos, como “O desporto como veículo de inclusão” associado ao jornal O Jogo, enquanto o Jornal de Notícias irá apoiar trabalhos focados na “Coesão territorial e assimetrias regionais” e a TSF investirá sobre “A cidadania na era digital”.
As bolsas são financiadas pela Notícias Ilimitadas e pela Fundação Mestre Casais e procuram “promover uma maior aproximação às instituições de ensino superior, valorizar o pensamento crítico e a experimentação, abrir novos espaços de visibilidade e oportunidades para estudantes e recém-licenciados“.
Entre as instituições parceiras estão a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Universidade Lusófona de Lisboa, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto ou a Universidade do Algarve.
Cada candidato pode apresentar até três projetos de investigação, sendo que as candidaturas deverão ser apresentadas entre os dias 12 e 30 de maio, através do e-mail: [email protected].
Os critérios de apreciação passam pela originalidade do conteúdo e do formato a desenvolver, a densidade, relevância e exequibilidade da proposta, o volume do conteúdo, nomeadamente funcionando como série ou conjunto de conteúdos, a oportunidade e atualidade da proposta.
A decisão do júri será divulgada em 30 de junho nos sites do JN, O Jogo e TSF.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.