Como as marcas aproveitaram o dia 1 de abril para mentir nas redes sociais
Descubra como as marcas aproveitaram o único dia do ano em que é "legítimo" mentir para comunicar e interagir com os consumidores.
O primeiro dia do mês de abril é o único em que é “permitido” às marcas mentir. Muitas não deixam escapar a oportunidade, aproveitando para comunicar nas redes sociais, tentando arrancar sorrisos e ganhar mais visibilidade. A maioria dos internautas já estará de sobreaviso, alinhando na brincadeira e “rindo” em conjunto com a marca, mas há sempre alguns mais distraídos que acabam enganados, questionando as marcas nos comentários.
Certo é que o Dia das Mentiras é certamente uma oportunidade para as marcas poderem pregar uma partida sem ninguém levar a mal, interagir com os consumidores e, quem sabe, testar a recetividade a eventuais novos produtos ou serviços.
Algumas marcas, como a Ikea, Staples, Dr. Bayard ou Penha Rebuçados conjugaram o Dia das Mentiras com o fenómeno de popularidade do chocolate do Dubai para comunicarem o lançamento de (supostos) novos produtos inspirados no chocolate com recheio de pistácio.
O Banco Best partilhou algumas “mentirinhas financeiras” que afastam os clientes dos seus objetivos, deixando alguns conselhos. “Não perca mais tempo, nem se engane mais, coloque já hoje o seu dinheiro a trabalhar para si com a ajuda do Best”, escreve a marca.
A Control, como já vem sendo seu apanágio, apostou numa publicação pautada pelo humor. Por seu lado, a Betclic “hipnotizou” os internautas para estes não pedirem apostas grátis. “Estão sobre o novo controlo!”, diz a marca na descrição da publicação acrescentando que essa é “a maior mentira de sempre”.
A Nicola optou por uma publicação discreta, com a foto de um café da sua marca acompanhado pela frase “há melhores…”. “…e hoje é Dia das Mentiras!”, acrescenta, para não deixar margem para dúvidas.
Já o E.Leclerc avançou com uma “novidade”, afirmando que “é o primeiro hipermercado a contar com assistentes humanoides nas caixas” e dando a conhecer o “Nico”. “Sim, leu bem — já pode ser atendido por um robô simpático e eficiente enquanto faz as suas compras do dia a dia. Mais rapidez, mais tecnologia, mais futuro!”, escreve a retalhista de origem francesa.
A VisitAlgarve, entidade de promoção turística da região algarvia, “anunciou” também o lançamento do “primeiro elétrico de praia do mundo”. “Adeus pés na areia, olá passeios panorâmicos pela costa! Quem vai ser o primeiro a subir a bordo?”, questiona nas redes sociais.
A criatividade no Dia das Mentiras também chegou ao mundo desportivo. O Sport Clube União Torreense, por exemplo, anunciou que a cantora norte-americana Taylor Swift confirmou uma atuação em Torres Vedras no âmbito da celebração de 108 anos do clube.
Entre as entidades institucionais, também a GNR aproveitaram o Dia das Mentiras para comunicar. Embora em anos anteriores tenham apostado numa abordagem mais virada para a sensibilização, ambas as entidades enveredaram desta vez por uma vertente humorística.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.