Consumidores já reclamam tanto no online como em lojas físicas
Esta realidade "reflete a consolidação das compras digitais no hábito de consumo dos portugueses, bem como alguma fragilidade em fazer valer os direitos dos consumidores nas compras à distância".
As reclamações relativas a compras em lojas online já são “tão predominantes” como as das compras em lojas físicas, indica a Direção-Geral do Consumidor (DGC), na análise que fez ao total de 7.040 pedidos de informação e reclamações que recebeu no ano passado.
Este dado “reflete a consolidação das compras digitais no hábito de consumo dos portugueses, bem como alguma fragilidade em fazer valer os direitos dos consumidores nas compras à distância“, aponta a DGC em comunicado.
Entre os setores com mais exposições encontram-se os serviços de comunicações eletrónicas, seguindo-se os aparelhos de uso doméstico e os serviços bancários e financeiros, embora todos tenham registado um decréscimo em comparação com 2023.
Por outro lado, a DGC registou um aumento significativo nas reclamações relativas à compra e venda de veículos automóveis. Em linha com anos anteriores, destacam-se também os setores do mobiliário e acessórios para casa e jardim, vestuário, calçado e produtos correlacionados, assim como os serviços de manutenção e melhoria da habitação em termos de reclamações.
Já nos setores da energia (eletricidade e gás) e dos transportes verificou-se uma redução das reclamações.
Entre os principais motivos das reclamações apontados pelos consumidores estão o fornecimento de bens ou a prestação dos serviços, a qualidade dos bens ou serviços, os contratos, a faturação e cobrança de dívidas, e as garantias legais e comerciais.
Em termos geográficos, a maioria dos consumidores que recorreram ao apoio da DGC reside na região de Lisboa e Vale do Tejo, com maior incidência nos concelhos de Lisboa, Sintra, Cascais, Oeiras, Loures e Amadora. No centro do país, destacam-se Coimbra, Leiria e Aveiro, enquanto no Norte, os concelhos com maior número de pedidos são Porto, Braga e Maia.
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