Turismo de Portugal lança campanha internacional onde os ativos nacionais são “cabeças de cartaz”
A campanha do Turismo de Portugal, de âmbito internacional, tem como principal objetivo promover o país como destino de eleição para os amantes de música. A criatividade é da Dentsu Creative Iberia.

O Turismo de Portugal lançou uma nova campanha para atrair amantes da música, promovendo o país como se fosse um festival e apresentando como “cabeças de cartaz” elementos bem portugueses, como o sol, a natureza ou a gastronomia. “O que se pretende é criar atrações para que se visite todo o Portugal, todo o território. E os festivais e os eventos ajudam a que isso aconteça“, explicou Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, na sessão de lançamento da campanha desta quarta-feira, que foi conduzida por Filomena Cautela.
Os festivais de música ajudam ao crescimento, assim como os eventos na sua globalidade, apresentando capacidade de mobilização da economia, como seja levar fluxos de turismo, quer internos quer internacionais, a todo o país, defendeu Carlos Abade, dando como exemplo o Boom Festival, que permite dinamizar a economia local no interior, em Idanha-a-Nova.
“Os festivais ocorrem em todo o país e são fatores de atração, de crescimento e de dinamização das economias locais. Percebemos a importância destes eventos e a importância que têm para o turismo e para a continuação do crescimento da economia nacional, mas percebemos também a ajuda que dão a que este crescimento seja cada vez mais equilibrado e faça da coesão algo que aconteça rapidamente para bem de Portugal e dos portugueses”, disse ainda o presidente do Turismo Portugal ao +M, à margem do evento.
De âmbito internacional, a campanha “Portugal Music Festivals Headliners” tem assim como principal objetivo a promoção do país como destino de eleição para os amantes de música. Com criatividade da Dentsu Creative Iberia e contando com um conceito visual e narrativo inspirado em cartazes de festivais, a campanha destaca aqueles que são os “verdadeiros cabeças de cartaz” do país: o sol, a natureza, o oceano, o património, a cultura, os sabores, a diversidade e o bem-estar.
Estes ativos turísticos são comunicados de forma invulgar, através de designações de bandas imaginadas, que reforçam a ideia da experiência turística e funcionam como cartaz de uma viagem a Portugal. Enquanto o oceano aparece no “cartaz” como se se tratasse da banda “Waves of Solitude”, a energia dos portugueses é materializada com “The Future Rainbows”, a autenticidade cultural com “The Art Attacks” e a gastronomia com “Full Table Nation”.
O nascimento desta ideia encontrou assim inspiração tanto nos cartazes e na linguagem dos festivais de música como na realidade portuguesa e nos seus ativos, sendo resultado de uma “sobreposição [destes dois elementos] que brinca não só de forma visual mas também com os nomes“, disse Patrick Stilwell, managing director da Dentsu Creative Iberia.
Muitos nomes de bandas têm significados “camuflados”, pelo que se pretendeu fazer o mesmo com o nome das “bandas” da campanha e os ativos a que estão ligados, acrescentou.
“Temos de estar sempre a encontrar novas histórias e formas de falar com as pessoas. E esta foi uma forma diferente de falarmos com as pessoas. Foi olhar para os festivais e para a sua linguagem particular e adaptá-la à nossa comunicação“, explicou também Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal.
Depois de o setor dos festivais de música em Portugal ter alcançado um recorde em 2024, com 358 festivais realizados em todo o país, segundo a APORFEST – Associação Portuguesa Festivais Música, Lídia Monteiro concordou também com a ideia de que os festivais contribuem para a coesão territorial e para um “melhor turismo”, na medida em que têm a capacidade de cativar públicos muito diferentes e diversos.
Além disso, estes eventos captam públicos que têm tendência a ficar durante mais tempo quando se deslocam a Portugal para vir a um festival, o que permite aumentar a estadia média — o que é por sua vez importante para a dinamização das economias locais –, assim como contribuir para a sustentabilidade. “Ao ficarem mais tempo, o impacto que os turistas têm em termos de pegada ecológica é menor”, disse no evento.
A campanha agora lançada surge também por via de ser percetível “que quem viaja procura ter experiências únicas e irrepetíveis”, algo que os festivais de música em Portugal permitem oferecer, explicou Lídia Monteiro.
Com foco no público internacional e com planeamento de meios da Dentsu, a campanha é promovida nos principais mercados estratégicos, como Reino Unido, Espanha, Alemanha e Países Baixos, ou seja, mercado que registam uma maior afinidade e interesse tanto com Portugal como com os seus festivais de música. A sua difusão acontece nos meios digitais, mas estão também previstas ativações em connected TV e em plataformas de música, como o Spotify.
É nesta plataforma que vai ser disponibilizada a playlist VisitPortugal, onde se vão poder ouvir os sons mais simbólicos dos ativos turísticos portugueses promovidos na campanha, assim como testemunhos de músicos e artistas que vivem em Portugal para reforçar e amplificar as histórias sobre o cartaz de experiências turísticas.
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