O seu projeto é elegível no PT2030? Yunit e Santander prepararam um simulador

  • ECO
  • 16:05

Plataforma digital, gratuita, foi desenhada para simplificar o acesso das empresas aos incentivos do atual quadro comunitário. Resposta é dada em menos minutos e com 97% de precisão.

A Yunit Consulting, em parceria com o banco Santander Portugal, lançou um simulador que permite avaliar a elegibilidade de um projeto empresarial aos incentivos do Portugal 2030 e estimar o montante de apoio a fundo perdido, com uma margem de precisão de 97%, nas simulações testadas.

A plataforma digital, gratuita, foi desenhada a pedido do Santander, ao que o ECO apurou, para simplificar o acesso das empresas aos incentivos do atual quadro comunitário de apoio. A consultora garante dar uma resposta em cerca de seis minutos e com um elevado grau de eficácia.

“Este novo simulador representa um ponto de viragem no ecossistema de financiamento empresarial, ao colocar nas mãos dos gestores uma ferramenta de decisão imediata, autónoma e com linguagem acessível, quebrando a barreira da burocracia e da complexidade que durante anos afastou as PME dos fundos comunitários”, explica a Yunit em comunicado.

O Simulador PT2030 tem capacidade para simular mais de um milhão de combinações de projetos de investimento empresariais e oferece estimativas da taxa de incentivo e do montante a fundo perdido, ajustadas ao setor, à localização e à dimensão da empresa.

Para o Santander esta nova ferramenta irá permitir aos seus clientes estar “devidamente apoiados na preparação e submissão da candidatura, mas também durante a fase de execução do projeto para maximizar o incentivo aprovado”. “Celebramos parcerias com consultoras especializadas em diferentes setores de atividade, junto das quais os nossos clientes usufruem de uma primeira reunião gratuita para enquadramento do seu projeto”, acrescenta a instituição numa nota enviada ao ECO

Nesta parceria com a Yunit, o banco disponibiliza no seu site, “a possibilidade de agendamento de reunião para enquadramento do projeto”, bem como este simulador gratuito que permite às empresas, sejam ou não clientes do banco, “estimar em poucos minutos a taxa de incentivo e o montante a fundo perdido” a receber.

Naturalmente, o simulador também está disponível na página online da Yunit, que desta forma assume “um compromisso claro com a democratização da informação e a autonomia dos gestores e empresários, colocando nas suas mãos uma ferramenta prática, rápida e transparente”.

Nesta primeira fase, a plataforma cobre os seguintes sistemas de incentivos: SICE Inovação Produtiva, (Projetos da Indústria e Turismo) SIID Investigação e Desenvolvimento Empresarial (atualizado com o aviso lançado a 28 de fevereiro de 2025), SICE Qualificação das PME e SICE Internacionalização das PME.

Além da simulação, a plataforma permite iniciar, com o apoio da Yunit, o processo de candidatura formal. “Após cada simulação, os utilizadores podem clicar em “Candidatar Projeto” e receber o contacto da equipa de consultores especializados da Yunit Consulting em até 48h úteis”, explica a empresa en comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O seu projeto é elegível no PT2030? Yunit e Santander prepararam um simulador

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião