É a hora das autárquicas: municípios discutem futuro no 2.º Local Summit

Terminada a corrida eleitoral nacional, as autárquicas - pausadas no radar político com as legislativas antecipadas - voltam à estrada. No dia 27 começa a traçar-se o mapa com autarcas de norte a sul.

A 1.ª Local Summit do ECO decorreu em novembro de 2024. Agora, no arranque em força da corrida eleitoral autárquica, serão debatidos a habitação, a mobilidade e o desenvolvimento das regiões do país com maior pressão populacionalHugo Amaral

Com o país inclinado para o litoral, os portugueses ali trabalhadores e residentes enfrentam problemas crescentes de mobilidade e de acesso à habitação, elementos na primeira linha da exigência às respostas públicas das autarquias. Que estratégias têm estas para responder aos cidadãos?

Esta é uma das respostas a ouvir na segunda edição do Local Summit, a realizar pelo ECO/Local Online no próximo dia 27, em Lisboa. Enquanto que na edição de novembro de 2024 se discutiu o país para lá do Terreiro do Paço, este será o momento para se ouvirem os planos para responder a problemas das maiores cidades e como estas estão a harmonizar o desenvolvimento do território com a sustentabilidade e a qualidade de vida.

O planeamento dependente de políticas públicas, as estratégias de desenvolvimento desenhadas nos paços do concelho, e a arte de aliviar o garrote nas cidades mais pressionadas pela “litoralização” estarão ao longo de uma manhã em debate no Centro Cultural de Belém.

O acesso à habitação, um direito constitucional com graves lacunas na faixa litoral, a mobilidade urbana, essencial para desatar nós no trânsito caótico e responder a desafios ambientais, e as ferramentas dos autarcas para levarem desenvolvimento ao seu território serão debatidos pelos autarcas Carlos Moedas (Lisboa), Maria Clara Silva (Montijo), Ricardo Leão (Loures), Nuno Piteira Lopes (vice-presidente da câmara de Cascais), José Manuel Silva (Coimbra), Pedro Santana Lopes (Figueira da Foz), José Ribau Esteves (Aveiro) e Basílio Horta (Sintra). Numa posição geográfica híbrida, entre o mar e a serra, Coimbra trará a experiência do primeiro Metrobus do país, pela voz do presidente da autarquia, José Manuel Silva.

Ao debate juntam-se empresários e especialistas como Ana Paula Vitorino, presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, e Patrícia Viana, da Abreu Advogados.

Saiba mais aqui.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

É a hora das autárquicas: municípios discutem futuro no 2.º Local Summit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião