Redes Sociais

Rock in Rio Lisboa é o festival com maior impacto em media e redes sociais

+ M,

Além de liderar em media, o Rock in Rio também conseguiu a primeira posição em redes sociais, "demonstrando uma capacidade única de mobilização e interação com o público", refere a análise da Cision.

O Rock in Rio Lisboa é líder entre os festivais portugueses, no que diz respeito ao impacto em media e redes sociais. Segundo uma análise da Cision, em 2024 o Rock in Rio Lisboa apresentou o maior valor de potencial (0,29), ao conseguir o maior volume noticioso (6.501 notícias), audiência (455 milhões de impressões), retorno financeiro (94 milhões de euros) e tempo de exposição em rádio e televisão (109 horas).

O festival que se realiza de dois em dois anos liderou também nas redes sociais, “demonstrando uma capacidade única de mobilização e interação com o público, e registando um potencial (0,38) bem acima dos restantes festivais. Em social media, o Rock in Rio gerou cerca de 16 mil menções e uma audiência impactada de 284 milhões, revela o ranking final da Maratona dos Festivais de Verão 2024.

O índice de potencial, que sustenta o ranking, é “uma métrica composta desenvolvida pela Cision para avaliar o desempenho dos festivais de música em Portugal, integrando dados dos media tradicionais e das redes sociais”. Nos media, a análise tem por base o volume de notícias, a audiência alcançada (Outreach), o valor equivalente de publicidade (AVE) e o tempo de exposição em televisão e rádio. Já nas redes sociais, o potencial resulta da análise do número de menções identificadas, do alcance potencial, do retorno financeiro estimado e da taxa de engagement (interação ativa dos utilizadores), explica a Cision.

O Nos Alive, que registou um retorno financeiro de 56 milhões de euros, surge em segundo lugar no ranking, tanto em media como em redes sociais. Em media conseguiu 4.508 notícias e 329 milhões de impressões, alcançando um potencial de 0,15, e um tempo de exposição em rádio de televisão de quase 28 horas. Nas redes sociais, o festival que tem a Everything Is New como promotora, teve um elevado número de menções (6.143) e um alcance de 58 milhões de impressões.

Já o Vodafone Paredes de Coura alcança a terceira posição em media (com um potencial de 0,071), mas fica de fora do top 10 nas redes sociais, “revelando que nem sempre a presença em media acompanha a presença e menções nas redes sociais”. O festival registou 1.946 notícias e uma audiência acumulada de 184 milhões, gerando um retorno financeiro de cerca de 21 milhões de euros. O tempo de exposição em rádio e televisão foi de 16 horas.

A fechar o top cinco em media, surge o Primavera Sound e o Super Bock Super Rock com um potencial muito perto do Vodafone Paredes de Coura (0,067 e 0,066, respetivamente). Os primeiros 10 lugares do ranking de media ficam completos com o Meo Kalorama, Sol da Caparica, Meo Marés Vivas, Sudoeste e CA Vilar de Mouros.

Já em redes sociais, o Marés Vivas conseguiu assegurar a terceira posição, seguido pelo Meo Kalorama e Ageas Cooljazz. Os restantes cinco lugares do ranking são ocupados pelo Super Bock Super Rock, RFM Somnii Intermarché, Primavera Sound, North Music Festival e Sudoeste.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.