Renova inaugura exposição de fotografia que retrata as bem-aventuranças na Igreja de Santa Cruz do Castelo
A exposição assinala os 20 anos do livro “Amor Causa”, uma encomenda feita pela Renova a François Rousseau, com inspiração nos ensinamentos de Cristo aos 12 apóstolos.
A Renova inaugurou na Igreja de Santa Cruz do Castelo (Lisboa) uma exposição de fotografia que retrata as bem-aventuranças através da lente de François Rousseau, fotógrafo francês. A mostra, que conta com curadoria do Padre João Norton, tem como objetivo a angariação de fundos para a preservação do património cultural e religioso da Igreja de Santa Cruz do Castelo.
A exposição assinala os 20 anos do livro “Amor Causa”, uma encomenda artística feita pela Renova a François Rousseau, com inspiração nos ensinamentos de Cristo aos 12 apóstolos.
“O livro ‘Amor Causa’ é agora reeditado e tivemos o cuidado de incluir os textos das Bem-Aventuranças nas línguas que marcaram a sua transmissão ao longo dos séculos: o aramaico, que corrigimos nesta nova edição, o hebraico, o grego, o latim e, também, nas línguas modernas, de modo a mostrar o percurso dessas palavras e da forma como viajaram até nós”, diz Paulo Pereira da Silva, presidente do Conselho de Administração da Renova, citado em comunicado.
Já François Rousseau refere que este “é um projeto com um sentido humanista que encaixa na perfeição na missão da Igreja de Santa Cruz do Castelo: estar próxima e valorizar a comunidade à sua volta”.
O trabalho fotográfico de François Rousseau foi realizado nas favelas do Rio de Janeiro, onde François Rousseau “descobriu a pessoa que representou Cristo e os 12 cidadãos que assumem o papel de Apóstolos, não recorrendo a modelos ou a cenários artificiais, escolhendo fotografar pessoas reais, pessoas com vidas, por vezes periféricas, marcadas por dificuldades e por uma beleza crua”, refere-se em nota de imprensa.
“A exposição integra o programa de dinamização cultural de Santa Cruz, que tem como objetivo angariar fundos para a salvaguarda do património da Igreja, nomeadamente para o restauro dos altares e de 11 telas da Cartuxa de Évora, da autoria de Domingo António de Sequeira”, refere o padre Edgar Clara, pároco da Igreja de Santa Cruz do Castelo.
Patente até 31 de dezembro, a exposição pode ser visitada de segunda-feira a domingo, das 9h às 19h.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.