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Nos Santos Populares as marcas também “marcham”

Rafael Ascensão,

O reforço da ligação emocional e da proximidade com o público são os objetivos das marcas, que promovem patrocínios, ativações, campanhas, passatempos e até músicas no âmbito dos Santos Populares.

A época dos Santos Populares é de celebração para a maioria dos portugueses, principalmente entre lisboetas e portuenses, onde os manjericos, as marchas e as sardinhas ganham lugar de destaque. Sendo este um dos pontos altos da cultura portuguesa, também as marcas aproveitam para se associarem a este período de folia. Mas por que o fazem?

Desde logo por as Festas de Lisboa serem, “por excelência, um momento de celebração coletiva, de reencontros entre amigos, de música e alegria nas ruas”, ou seja, valores que a Super Bock “promove e defende ao longo de todo o ano”, aponta a marca de cerveja, acrescentando que a sua ligação aos Santos Populares “é uma extensão natural do ADN da marca“.

“Enquanto patrocinadora oficial das Festas de Lisboa, o que inclui os arraiais e as marchas populares, queremos estar ainda mais próximos dos amigos e do público. Aliás, os Santos Populares são, para muitos, o melhor pretexto do ano para reencontros, gargalhadas e noites que ficam na memória. É exatamente aí que queremos estar: onde a amizade acontece”, refere fonte oficial da marca ao +M.

Este ano, a Super Bock marca presença em mais de 200 locais na cidade lisboeta durante os Santos Populares, com “ações pensadas para criar experiências únicas e celebrar a amizade”. Entre as ativações desenvolvidas pela marca encontra-se o “Super Bus“, um autocarro de dois andares “transformado num autêntico arraial sobre rodas”, com karaoke de música popular portuguesa e oferta de brindes.

A mascote da marca, na forma de uma nova figura, também promete animar os arraiais e “reforçar o espírito festivo com boa disposição e interações com o público”. A Super Bock estabeleceu ainda “pontos de encontro“, que se traduzem numa dezena de estruturas construídas com materiais reutilizados (como grades Super Bock) espalhadas por Lisboa, que permitem aos consumidores carregar os seus telemóveis.

Além de oferecer o “Super Cap“, um brinde exclusivo criado em colaboração com o designer Wandson Lisboa, a marca promove ainda o passatempo “Até os amigos de longe ficam por perto”, através do qual três grupos de quatro amigos podem “viver os Santos como nunca, com direito a estadia no centro de Lisboa e uma noite inesquecível”, explica a marca.

Entre outros locais, a marca está presente no Arraial Ginásio Alto do Pina, CRC Quinta dos Lombos, Arraial de Benfica, Arraial de Campolide, Arraial Academia de Santo Amaro, Arraial de Carnide, Arraial Sta. Catarina – Corpo Nacional de Escutas 48, Arraial do Adicense, Arraial Marítimo Lisboa Clube, Arraial da Mouraria – Grupo Desportivo da Mouraria, Arraial São Francisco de Xavier, Arraial Sociedade Boa União, Arraial dos Navegantes, Arraial Campo de Ourique, Arraial de Santa Engrácia – CCPSE, Arraial Grupo de Amigos “Os Forever” dos Olivais, Associação Desportiva e Cultural de Encarnação e Olivais “ADCEO”, Arraial Associação Humanitária de Bombeiros do Beato e Penha de França, Arraial São Tomé, Arraial Associação Recreativa Escorpiões Audazes, Arraial de Caselas, Arraial de Arroios – Clube Atlético, Arraial ARAPL, Arraial Bairro da Boavista, Arraial São Miguel, Arraial Ingleses Futebol Clube, Arraial o Pobrezinho.

“Através desta presença alargada e cheia de surpresas, reforçamos o nosso papel enquanto marca que está onde a amizade acontece – porque os Santos Populares são feitos de reencontros, brindes e memórias que ficam”, diz fonte oficial do Super Bock Group, que também lançou a campanha “É um milagre dos Santos”.

A apostar na ‘alma portuguesa’ como plataforma de comunicação, também a Sagres diz que “quer estar presente em todos os momentos de convívio”, sendo que os Santos Populares “são uma festa incontornável – uma celebração da nossa cultura e tradição mais popular, que reflete o que é ser português na forma como se sente e se vive cada arraial”.

Este ano a Sagres vê a presença e ativação nos Santos Populares como uma oportunidade única de viver e celebrar o seu novo posicionamento da Alma Portuguesa“, diz Catarina Ferraz, responsável de marketing da Sagres.

A marca de cerveja marca assim presença em nove arraias e em mais de 240 pontos de venda em Lisboa e arredores, desde o arraial Sagres Campo Pequeno, que decorre até 15 de junho, até aos arraiais de S. Miguel, em Alfama, o de Santo António, o da Praça da Alegria, o da Estrela, no espaço Terrapleno de Santos e Combatentes, o de Belém, o da Misericórdia, no miradouro de S. Pedro de Alcântara e Cais do Sodré, mas também ao da Vila Berta, ao de S. Vicente no Largo da Graça e à Doca da Marinha.

Perucas em forma de sardinha

A Sagres vai ainda distribuir as “famosas perucas” em forma de sardinha, manjerico ou noiva, bem como “decorar a rigor alguns bairros para dar mais cor e alegria”. Alguns dos arraiais terão ainda uma “programação especial Sagres” em dias dedicados.

Com esta aposta a marca “reforça o seu forte compromisso com a cultura e celebra, com todos os portugueses e com os que escolhem o país para viver ou visitar, aquilo que verdadeiramente nos une e nos torna especiais”, explica a Sagres.

Ao também se identificar com os Santos Populares enquanto “momento de celebração coletiva, cheio de energia, cor e tradição”, a Betclic diz que quer fazer parte da cultura e do quotidiano dos portugueses. “Ao marcar presença nestas festividades, reforçamos a nossa proximidade com o público e mostramos que somos mais do que uma plataforma de entretenimento desportivo: somos uma marca que valoriza e celebra as tradições locais“, diz fonte oficial da marca.

A ligação da Betclic aos Santos Populares, que nasce da criação da slot exclusiva Betclic Mega Santos, foi o ponto de partida para o universo visual e temático que a acompanha, com o patrocínio, no dia 10 de junho, ao Grande Arraial do Campo Pequeno, num cartaz que conta com a banda José Pinhal Post-Mortem Experience e com José Malhoa.

O cantor é também autor da música “Aposta, aposta com ela” — uma versão da sua canção “Baile de Verão” — que dá vida à campanha da Betclic que marca presença em televisão e redes sociais e que conta com a criatividade da Coming Soon e o planeamento de meios da OMD.

No evento, a Betclic aposta ainda na banda itinerante Mo’baile Betclic que vão “animar o recinto com os melhores êxitos da música popular portuguesa”. “Os melhores dançarinos que consigam impressionar a banda vão ser premiados com entradas VIP”, aponta ainda a marca que, ao longo da noite, vai promover outros desafios (com prémios para os vencedores) e distribuir brindes, como chapéus, bandeirolas ou óculos.

Esta ativação permite-nos estar onde estão as pessoas, num ambiente descontraído e genuinamente português“, diz a marca.

‘Food truck’ com croquetes

Já o Lidl, referindo que se associa aos festejos por considerar que “este é um dos momentos mais autênticos e queridos da cultura popular portuguesa” e por ser uma marca que “valoriza profundamente a portugalidade, a proximidade e a partilha”, diz que estar presente nos Santos
Populares lhe permite “celebrar lado a lado com os portugueses, reforçando a sua ligação emocional com os consumidores num ambiente de alegria, tradição e festa“.

“É também uma oportunidade para a marca mostrar, de forma descontraída e envolvente, o seu compromisso com a qualidade e a poupança, dois valores que continuam a ser centrais para os portugueses”, diz fonte do departamento de corporate affairs do retalhista.

Este ano a insígnia marca presença em diversos arraiais de Lisboa até ao dia 29 de junho através de “ativações criativas e cheias de energia”, como o “Tens Cara de Santo”; o “Narizinho Santo”; ou o “Jogo da Sardinha”, pensadas para “criar momentos de interação divertida com os visitantes“.

O ambiente festivo é também complementado por pórticos iluminados, grinaldas, pendões e outros elementos decorativos que “transmitem o espírito dos Santos Populares com um toque Lidl”. Através de uma food truck, a marca vai também oferecer croquetes na noite das Marchas Populares, na Avenida da Liberdade. “Estas iniciativas reforçam o compromisso da marca com a cidade, com os seus habitantes e com a celebração das tradições, sempre com a máxima qualidade ao melhor preço“, refere a mesma fonte.

A marca associou-se ainda à Corrida de Santo António, dando nome à prova e oferecendo um manjerico aos participantes, após completarem a prova.

Mas também outras marcas se associam aos festejos dos Santos Populares, com patrocínios a arraiais e publicações nas redes sociais para chegarem mais perto dos seus consumidores.

PSP deixa conselhos

De uma forma mais institucional, também a Polícia de Segurança Pública (PSP) aproveita os Santos Populares para deixar alguns conselhos aos internautas de como viverem a festa em segurança. Estar atentos a carteiristas em locais com muita gente, combinar um ponto de encontro com os amigos ou evitar levar objetos de valor desnecessários são alguns dos conselhos.

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