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Uzina e Ikea ganham dois ouros em Cannes

Carla Borges Ferreira,

O trabalho da Uzina para a Ikea soma dois ouros, uma prata e um bronze. A Dentsu Creative, a ST&G e a Judas também trazem prémios de Cannes.

O trabalho “HiddenTags”, da Uzina para a Ikea, chegou a ouro nas categorias de Direct e de Creative Media. A agência de António Roquette, com a criatividade liderada por Susana Albuquerque, conquistou assim dois ouros no Festival de Criatividade de Cannes, com o trabalho para a Ikea. A este junta-se uma prata em Direct e ainda um bronze em Creative Data.

A campanha foi lançada pela Ikea para celebrar os seus 20 anos em Portugal, tendo a marca desafiado os clientes a procurarem as etiquetas dos seus produtos, com o objetivo de encontrar o móvel mais antigo da marca sueca em Portugal. Quem tivesse a peça de imobiliário com maior idade ganhava um voucher de 2.000 euros.

Para comunicar a ação, a marca apostou na altura numa campanha presente com um filme em televisão e digital, mas também com imagens em mupis, redes sociais e site. Contou ainda com conteúdo de uma influenciadora para mostrar aos consumidores como ler as etiquetas.

A campanha gerou um aumento de 14% nas vendas (em relação ao ano passado), com 31% das vendas registadas provenientes de novos membros Ikea Family e 42% de crescimento de novos membros no programa de fidelização (+95,5 mil novos membros).

As histórias recebidas com esta ação deram ainda origem a uma nova campanha de posicionamento da marca em Portugal. “Foi incrível, recebemos mais de 4.500 histórias e quando fomos analisar demos conta que as pessoas tinham histórias incríveis com móveis da marca que as acompanham por muito mais tempo do que o que estávamos à espera”, referia em abril a diretora de marketing, Mónica Sousa, ao +M.

Estas histórias serviram assim de mote para o novo posicionamento da marca uma vez que, analisando as histórias, muitas pessoas diziam que os seus móveis duraram muito mais do que as relações que tinham quando os compraram.

Recorde-se que a Uzina e a Ikea, com o mesmo trabalho, também levaram para casa o Grande Prémio da 27.ª edição do Festival do CCP. A campanha recebeu também o Grande Prémio Jornalistas, tendo a Uzina e a Ikea ainda subido a palco como Melhor Agência do Ano e Melhor Anunciante do Ano.

Recorde a entrevista publicada no início de junho a Mónica Sousa, diretora de marketing da Ikea:

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