Uzina e Ikea somam mais uma prata em Cannes
O trabalho "Etiquetas Escondidas" soma dois ouros, duas pratas e um bronze. Dentsu Creative, Stream and Tough Guy e Judas são as outras agências premiadas na edição de 2025 do Cannes Lions.
O trabalho “Etiquetas Escondidas”, da Uzina para a Ikea, vai receber mais uma prata, esta vez na categoria de Brand Experience. Ao prémio que será anunciado esta quinta-feira, recorde-se, somam-se já dois ouros, nas categorias de Direct e de Creative Media. E estes, juntam-se ainda uma prata em Direct e um bronze em Creative Data.
A campanha foi lançada pela Ikea para celebrar os seus 20 anos em Portugal, tendo a marca desafiado os clientes a procurarem as etiquetas dos seus produtos, com o objetivo de encontrar o móvel mais antigo da marca sueca em Portugal. Quem tivesse a peça de imobiliário com maior idade ganhava um voucher de 2.000 euros.
Para comunicar a ação, a marca apostou na altura numa campanha presente com um filme em televisão e digital, mas também com imagens em mupis, redes sociais e site. Contou ainda com conteúdo de uma influenciadora para mostrar aos consumidores como ler as etiquetas.
A campanha gerou um aumento de 14% nas vendas (em relação ao ano passado), com 31% das vendas registadas provenientes de novos membros Ikea Family e 42% de crescimento de novos membros no programa de fidelização (+95,5 mil novos membros).
As histórias recebidas com esta ação deram ainda origem a uma nova campanha de posicionamento da marca em Portugal. “Foi incrível, recebemos mais de 4.500 histórias e quando fomos analisar demos conta que as pessoas tinham histórias incríveis com móveis da marca que as acompanham por muito mais tempo do que o que estávamos à espera”, referia em abril a diretora de marketing, Mónica Sousa, ao +M.
Estas histórias serviram assim de mote para o novo posicionamento da marca uma vez que, analisando as histórias, muitas pessoas diziam que os seus móveis duraram muito mais do que as relações que tinham quando os compraram.
Recorde a entrevista publicada no início de junho a Mónica Sousa, diretora de marketing da Ikea:
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Aos prémios da Uzina, à que juntar a Dentsu Creative, com a campanha “Outnumbered”, para o canal História, que ganhou bronze em Outdoor e em Print. Também a Stream and Tough Guy, com “Save Us From The USA”, para a Change the Ref, ganhou bronze em Outdoor e a Judas, com o trabalho “Drinkable Anthem”, para a Super Bock, ganhou bronze em Direct.
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