Ideias +M

Xiaomi lança ação para mostrar o “coração dos bairros históricos de Lisboa” nos Santos Populares

Rafael Ascensão,

A Xiaomi, em parceria com os fotojornalistas Gonçalo Fonseca e Daniel Rodrigues, promove a iniciativa "Retratos de Bairro". Salvador Correia de Sampaio, marketing manager, explica a ideia e objetivos.

Para “evidenciar a qualidade fotográfica do novo Xiaomi 15 Ultra, posicionando-o como referência no mercado para quem valoriza imagem de excelência”, como descreve Salvador Correia de Sampaio, marketing manager da Xiaomi em Portugal, a marca está a imortalizar os rostos, gestos e emoções de quem mantém viva a tradição” nos bairros históricos de Lisboa. Trata-se da iniciativa “Retratos de Bairro”, um projeto de fotografia documental protagonizado pelos fotojornalistas Gonçalo Fonseca e Daniel Rodrigues.

“Numa altura em que a câmara continua a ser um dos principais fatores de decisão de compra de um smartphone, esta campanha mostra que é possível captar imagens com valor documental e emocional, através de um dispositivo móvel“, acrescenta o responsável ao +M.

Além disso, o projeto “reforça o valor da colaboração estratégica com a Leica“, tratando-se o mesmo também de “um statement sobre o papel da fotografia mobile enquanto ferramenta de expressão e de registo cultural, com a capacidade de eternizar tradições, rostos e histórias num suporte acessível a todos“.

Para dar corpo a esta iniciativa que se enquadra nas festas dos Santos Populares e das marchas, a Xiaomi desafiou então Gonçalo Fonseca (vencedor do Leica Oskar Barnack Award 2020) a registar Alfama e Daniel Rodrigues (vencedor do World Press Photo 2013) a fotografar a Bica, através da lente do novo Xiaomi 15 Ultra.

Para acompanhar o projeto fotográfico foram produzidos três vídeos que retratam a experiência dos fotojornalistas na criação do arquivo. O vídeo principal acompanha a preparação para as Marchas Populares e a celebração das próprias marchas, onde se destaca o espírito de superação coletivo — uma ode aos triunfos humanos. Os restantes vídeos retratam a vida quotidiana de cada bairro e exploram a ligação entre as pessoas e o lugar onde vivem.

Os conteúdos da iniciativa estão a ser disponibilizados aos poucos nas redes sociais da marca. A produtora portuguesa The End Films foi a responsável pela realização e produção de todos os conteúdos visuais, numa colaboração que “permitiu garantir a autenticidade, o rigor documental e a qualidade cinematográfica do resultado final”.

Esta aposta na fotografia como elemento central da campanha é feita tendo em conta que a fotografia “sempre teve um peso emocional muito forte na forma como registamos e partilhamos memórias”, diz Salvador Correia de Sampaio.

“No âmbito da parceria com a Leica, a Xiaomi tem vindo a apostar de forma consistente no desenvolvimento da qualidade fotográfica e na inovação dos seus equipamentos mobile. Esta campanha foi pensada para mostrar o que é possível alcançar com um smartphone quando se alia inovação tecnológica a uma visão criativa. O resultado da campanha é um arquivo fotográfico emocional importante para a cultura local, que nos mostra as pessoas, os bairros e a ligação profunda entre as pessoas e o lugar onde vivem”, acrescenta o marketing manager da Xiaomi em Portugal.

Fotografias de Daniel Rodrigues (Bica)

Fotografias de Gonçalo Fonseca (Alfama)

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