LLYC recupera cartazes que iniciaram a luta pelos direitos LGBTQIA+ em campanha
Desenvolvida com a produtora Dim Sum, a campanha "Signs of Pride" recupera e reativa os cartazes originais daqueles que ergueram a voz nas primeiras marchas Pride, para os devolver às ruas em 2025.
A LLYC lançou uma campanha em prol dos direitos LGBTQIA+, recuperando os cartazes que marcaram o início desta luta.
A iniciativa surge tendo em conta que, nos últimos três anos, mais de 90 reformas legais em diferentes países reduziram direitos essenciais para a comunidade LGTBQIA+. Além disso, a homossexualidade ainda é considerada ilegal em 62 países e o casamento entre pessoas do mesmo sexo só é reconhecido oficialmente em 38 países. “Neste contexto de retrocesso global, é mais urgente do que nunca ouvir quem já viveu essa luta“, aponta a LLYC em nota de imprensa.
É neste âmbito que a campanha “Signs of Pride” recupera e reativa os cartazes originais daqueles que ergueram a voz nas primeiras marchas Orgulho LGBTQIA+, para devolvê-los às ruas em 2025. Desenvolvida em colaboração com a produtora Dim Sum e com o apoio de organizações LGTBQIA+ de cinco países, a ação “presta homenagem às origens do ativismo pela igualdade, num momento em que muitas das conquistas sociais do passado voltam a estar ameaçadas“, refere a agência em nota de imprensa.
“Signs of Pride é o nosso contributo para a defesa dos direitos da comunidade, num momento em que cresce o risco de retrocesso em muitos países. Fazemo-lo com uma proposta que recupera o legado de figuras importantes que iniciaram a luta pelos nossos direitos e que nem sempre foram suficientemente ouvidas. O que escreveram há décadas, continua a ser necessário agora”, diz David González Natal, sócio da LLYC e líder do projeto, citado em comunicado.
A LLYC recupera assim cartazes históricos para os trazer às ruas em 2025 em marchas celebradas em cidades como Bogotá, Cidade do México, Madrid e Santiago do Chile. Este trabalho foi desenvolvido em conjunto com as organizações Redi, Fundación 26 de Diciembre, Yaaj, Colectivo Sol, Colombia Diversa, Movilh e Grand Rapids Pride, que acompanharam a LLYC no processo de investigação.
A campanha inclui também uma peça audiovisual protagonizada por Ramón Linaza, ativista sénior espanhol, que revive as primeiras marchas Orgulho LGBTQIA+. “Através da sua experiência, percorre os avanços conquistados ao longo dos anos e oferece um olhar crítico sobre o panorama atual que a comunidade enfrenta”, testemunho ao qual se juntam quase uma dezena de conversas com ativistas seniores de diferentes países, cujas vozes “entrelaçam o passado e o presente, e revelam que estes sinais de orgulho continuam a ser fundamentais”, refere-se em nota de imprensa.
Através de uma experiência web do projeto é ainda possível aprofundar cada história, descobrindo quem foram os portadores dos cartazes, como era o mundo quando marcharam pela primeira vez e como são vistos hoje. “Através de um exercício visual e emocional, são apresentadas fotografias comparativas que reproduzem fielmente as imagens originais ao lado de fotos atuais tiradas nos mesmos locais, com os mesmos cartazes (restaurados ou reproduzidos artesanalmente), com o objetivo de evidenciar que as mensagens daquela época ainda são válidas“, descreve-se.
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