Ideias +M

Patrocínios das marcas ao Nos Alive são “absolutamente fundamentais”. Veja como as marcas se vão ativar no festival

Rafael Ascensão,

Várias marcas apostam em estratégias de ativação no Nos Alive, entre passatempos, desafios e ofertas de brindes. O +M explica o que as move e compila algumas das ativações que podem ser encontradas.

O Nos Alive está de regresso ao Passeio Marítimo de Algés para a sua 17ª edição. Enquanto patrocinadoras do evento, são muitas as marcas que desenvolvem estratégias e campanhas de ativação para se aproximarem dos clientes num festival que conta com nomes como Olivia Rodrigo, Benson Boone, Anyma, Muse, Nine Inch Nails, Foster the People, Noah Kahan ou St. Vincent.

Nos — que dá nome ao festival — Galp, Fidelidade, EY, Novobanco, Heineken ou Tezenis estão entre as principais marcas patrocinadoras, apontando a construção de relação e proximidade com os consumidores, a visibilidade junto de públicos distintos e culturalmente ativos e o reforço da imagem da marca, como principais razões para o seu apoio ao evento.

A naming sponsor do festival diz que o seu apoio ao evento é “nuclear” na sua estratégia de marca, uma vez que lhe permite “chegar, de forma tão diferenciada e próxima, a públicos muito distintos“.

“O festival é uma oportunidade única de realizarmos o nosso papel enquanto catalisadores de experiências e emoções — aproximando os fãs daquilo que mais amam, seja através da tecnologia, de ativações imersivas ou de momentos únicos entre fãs. O Nos Alive é um importante veículo de construção de relação e proximidade, seja com clientes da marca ou o público em geral“, diz António Fuzeta Da Ponte, diretor de marca e comunicação da Nos, ao +M.

Com a música a ocupar um “lugar central” na estratégia global da Heineken — recolhendo cerca de 25% do investimento de marketing da marca em Portugal — a marca também volta a apostar em ser a cerveja oficial do festival que “celebra a música e proporciona a criação de ligações duradouras com os consumidores“.

“A diversidade musical, a capacidade de gerar experiências imersivas, a visibilidade junto de públicos distintos e culturalmente ativos e o compromisso com práticas sustentáveis são, sem dúvida, fatores determinantes” para a marca se associar ao Nos Alive, explica María Ruiz, diretora de marketing da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas.

Reforço da proximidade é também o que a Galp procura no Nos Alive. “A nossa estratégia de patrocínios é clara e consistente: queremos estar onde estão os portugueses. Mas mais do que marcar presença, queremos fazer parte da experiência, contribuir para ela de forma relevante e genuína“, diz Filipa Lopes Ribeiro, global head of brand strategy da Galp.

“Este patrocínio encaixa no nosso objetivo maior: mostrar que a Galp de hoje está em transformação, mais próxima, mais humana e mais conectada às pessoas. Não apenas como fornecedora de energia, mas como marca que acompanha a vida real dos seus clientes, em todos os momentos, até mesmo em contextos de celebração”, acrescenta a responsável.

Para a Fidelidade, o Nos Alive representa também um “espaço privilegiado para reforçar a imagem de uma marca mais humana, jovem e participativa, aproximando-se especialmente de um público urbano, ativo e conectado, com especial ênfase nas gerações mais novas, exigentes quanto ao propósito e à relevância cultural das marcas“, diz Cristina Tavares, head of branding & communication da Fidelidade.

O facto de o Nos Alive se “destacar pelo seu compromisso com a sustentabilidade” é também “essencial” para a Fidelidade, que “procura constantemente reduzir o seu impacto ambiental nas suas ativações e iniciativas“. Esta combinação de valores e objetivos “faz deste festival o parceiro ideal para a Fidelidade afirmar a sua presença cultural, emocional e geracional, alinhando-se com os interesses e expectativas do seu público-alvo“, acrescenta a responsável.

Ao patrocinar o Nos Alive, a EY diz que reforça a sua presença num território onde ganham vida valores como a criatividade, diversidade e partilha, o que lhe permite uma aproximação das novas gerações, mostrando-se assim como uma marca “aberta, inovadora e atenta ao mundo”.

“Esta aposta no festival e na cultura é parte de uma estratégia mais ampla, que se estende ao longo do ano com diversas iniciativas. Para a EY, estar presente na cultura é também uma forma de contribuir para uma sociedade mais plural, inspiradora e criativa“, refere Rosália Amorim, diretora de brand, marketing e communications do EY Portuguese Cluster.

Quanto à importância destes patrocínios por parte das marcas, Álvaro Covões, diretor-geral da promotora do festival Everything Is New, não tem dúvidas: os patrocínios são “absolutamente fundamentais” para a concretização de um festival da dimensão do Nos Alive. Embora sem adiantar valores, responsável indica que os patrocínios representam uma “fatia significativa” do orçamento global do festival, com registo de “evolução positiva e consistente de ano para ano“.

Mas, “para além do contributo financeiro direto, são também uma fonte de inovação e valor acrescentado para a experiência do público, através das ativações e serviços que promovem no recinto. Este apoio permite manter os mais elevados padrões de produção, garantir um cartaz de excelência e proporcionar uma experiência de qualidade a pensar em exclusivo no público do festival”, acrescenta ao +M.

Já as marcas ganham “acesso privilegiado a um público altamente valioso” e beneficiam da “oportunidade de criar ativações de marca memoráveis, experiências diferenciadoras e momentos de ligação emocional com o público, que dificilmente seriam possíveis noutros contextos”. “O retorno em termos de engagement, notoriedade e afinidade de marca é muito relevante“, observa Álvaro Covões.

Com um cartaz “diversificado e equilibrado” — composto por um total de 112 artistas e bandas (31 dos quais portugueses) que se repartem entre sete palcos ao longo de três dias –, Álvaro Covões espera “manter os níveis de lotação habituais do festival”, ou seja, com 55 mil pessoas a passarem pelo recinto do festival por dia.

Mas que ativações podem os milhares de festivaleiros esperar por parte das marcas?

A presença da Nos no festival é feita desde logo com as habituais paredes de carregamento de telemóvel e pontos de wifi e com uma bancada com capacidade para 364 pessoas. A marca promove ainda o Nos Há Live, “um formato de cobertura do evento, na voz dos videocasts/podcasts mais conhecidos em Portugal”, trabalhado para “entregar uma forma alternativa de experienciar o festival, emitido nas redes sociais da marca Nos”.

Na quinta-feira, a marca de telecomunicações promove também o Look Alike Content, um concurso de sócias, para procurar os maiores fãs. O concurso é apresentado pela content creator Mafalda Creative.

Partindo do insight de que “os fãs cometem loucuras pelos seus artistas preferidos”, a Nos lançou também uma campanha que “liga e amplifica o amor dos fãs” e que tinha como objetivo “convocar os clientes Nos e WTF, de forma a premiar as loucuras que as pessoas cometem em nome do amor pelos seus artistas preferidos”, através de um passatempo no TikTok e Instagram, que premiava os “mais criativos e corajosos” com passes para o festival.

Sob a assinatura “Ao teu ritmo”, a presença da Heineken materializa-se através do naming de um palco (Palco Heineken), em experiências sensoriais no seu stand e em colaborações com artistas. Com a ativação Heineken Star Experience, a marca de cerveja vai guiar os festivaleiros numa experiência sensorial, onde uma especialista em cerveja vinda diretamente da Heineken Experience, em Amesterdão, irá explicar todo o processo de produção de cerveja e no final desafiar os participantes a servir a cerveja perfeita. A Heineken promove também um passatempo nas redes sociais para oferecer aos seus “amigos chegados” 30 entradas duplas no seu stand.

Tendo a sustentabilidade também como elemento central da sua atuação, a Heineken promove uma campanha de apelo à devolução de copos, com o propósito de voltarem a ser reutilizados, sendo que cada copo reverterá num donativo para apoiar causas sociais e ambientais. No campo da sustentabilidade, conta também com uma parceria com a EDP, que prevê a instalação de painéis solares para alimentar com energia elétrica de fontes renováveis as operações dos bares do recinto e do Stand Heineken.

Sob o mote “A tua energia traz magia”, a Galp patrocina o Palco Galp Fado Café, onde vai celebrar o talento nacional com uma programação maioritariamente portuguesa, e onde dá palco (literalmente) a projetos que já apoia através da Fundação Galp.

A Rua Galp é decorada com posters fruto da colaboração da marca com a Tumo Lisboa, sendo que a marca vai ainda instalar painéis solares flexíveis, que vão gerar energia renovável e que darão luz a um espaço bastante ‘instagramável’, inspirado no museu Moco em Amesterdão. O espaço conta ainda com um candeeiro multifuncional inspirado nos postes urbanos de carregamento elétrico, que ilumina e permite carregar telemóveis.

A Galp vai ainda apresentar modelos da Diverge, marca portuguesa de sapatilhas também apoiada pela Fundação Galp, sendo que um dos modelos apresentados no recinto e que foi desenhado por uma jovem em situação de exclusão social integra o uniforme da equipa de promotores da marca. Enquanto parceiro multienergia do festival, a Galp vai também abastecer os geradores com HVO (combustível 100% renovável), fornecer a eletricidade ao recinto e apoiar a logística da organização com cartões Galp Frota.

A Fidelidade, por seu turno, aposta em “ativações que envolvem diretamente os festivaleiros, com conteúdos criados em tempo real, proporcionando experiências autênticas e imersivas”, assim como em conteúdos dinâmicos, especialmente orientados para redes sociais como o Instagram e o Tik Tok, “utilizando uma linguagem próxima e formatos nativos, que permitem uma integração orgânica e não intrusiva da marca na experiência vivida pelos participantes”.

“Adicionalmente, a Fidelidade irá potenciar a utilização das suas plataformas digitais e aplicações móveis, tornando mais visível e relevante a proteção no dia-a-dia das pessoas, mesmo em contexto de diversão e lazer”, acrescenta Cristina Tavares. Procurando “reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade”, a ação da marca passa pela distribuição de brindes sustentáveis como tote bags reutilizáveis.

Com o mote “Music Shapes You”, a EY reforça o seu “compromisso com a diversidade, inclusão e empatia, reconhecendo na música uma linguagem universal que une e transforma”, aponta Rosália Amorim. O stand da marca terá uma “abordagem mais digital, interativa e inclusiva, mantendo o foco nas pessoas e criando momentos memoráveis que geram diálogo”.

“Ao torná-lo mais acessível ao público, queremos promover uma relação mais próxima e transparente, surpreendendo com interações leves, mas impactantes, que revelam uma EY atenta, presente e próxima de todos”, descreve a responsável.

Além disso, a marca alia a sua presença ao Movimento 1 Euro, pelo que cada passo dado numa ativação (surpresa) no seu stand vale um euro (até cinco mil euros/dia). Esta ativação permite assim “converter gestos simples em impacto real”, desde o apoio a instituições ate à reabilitação de casas, num “contributo direto para uma sociedade mais justa e solidária”.

Ativações de marcas em edições passadas do Nos Alive

Já a Coca-Cola estreia-se este ano como patrocinadora oficial do Nos Alive. A presença da marca no festival insere-se na campanha “Partilha uma Coca-Cola”, e contará com experiências exclusivas para os consumidores, prémios e uma “ativação envolvente” no recinto. A presença da marca no recinto do festival é feita através da Brand House Coca-Cola, um “espaço vibrante onde os festivaleiros poderão viver experiências únicas e personalizadas”, como seja a possibilidade de personalizar um copo Coca-Cola.

Também a Auchan marca presença no Nos Alive este ano e pela primeira vez, sob o conceito “Grandes Produtos, Pequenos Preços”. O espaço da marca conta com produtos em tamanho gigante e preços em miniatura, numa “inversão divertida que promete fazer parar quem passa”. O stand da marca conta ainda com uma piscina de bolas onde os festivaleiros podem mergulhar à procura de produtos Auchan e ganhar prémios e uma área VIP com vista privilegiada para os concertos. No âmbito da sua presença no festival, a marca aposta ainda em dinâmicas de oferta de produtos no recinto.

Igualmente estreante no festival, a Normal marca presença no evento através de um stand interativo dedicado ao universo capilar, onde os festivaleiros poderão “dar um refresh ao visual com penteados criativos” numa das seis estações de hairstyling em funcionamento. O stand da marca de retalho dinamarquesa conta ainda com duas claw machines, onde os participantes poderão testar a sua sorte e ganhar brindes.

O stand da Delta, sob o mote “Mergulha no ritmo do teu café” e com promotores “Salva-Dias”, recria o estilo baywatch, convida os festivaleiros a encontrar chávenas numa piscina gigante de bolas para ganharem meias, toalhas de praia, bonés ou óculos de sol. A marca de café conta ainda com carrinhos que, sob o mesmo conceito, vão circular no recinto para oferecer mais experiências.

O Novobanco apostou também num espaço cujo conceito “assenta na criação de um ambiente moderno, atrativo e acolhedor, onde a iluminação exterior é protagonista, criando um efeito que transmite movimento, energia e felicidade”, onde a iluminação “acompanha também o ritmo do festival e cria diferentes atmosferas ao longo do dia e da noite”, descreve a Feeders, responsável pela conceptualização, desenho e implementação do espaço da marca bancária no festival.

Já as ativações do espaço, desenvolvidas pela Multilem, incluem uma área de make-up, batalhas de música num palco espelhado e um photobooth que permite aos visitantes levarem para casa memórias únicas do festival.

Patrocinador desde 2013 do Nos Alive, o Casal Garcia volta este ano ao festival com três pontos de venda localizados junto ao palco principal, ao palco secundário e na zona de restauração. Sob o mote “Vais pela música. Ficas pela Alegria” a novidade deste ano prende-se com o lançamento de Casal Garcia Sangria Frutos Tropicais que estará disponível.

Sob o mote “Feel the Music on Your Skin”, a CeraVe marca presença no Nos Alive pelo terceiro ano consecutivo, com uma proposta que une ciência, música e cuidado da pele. Em parceria com a agência criativa Mustard, a marca convida os festivaleiros a “sentir a música na pele” através de uma experiência imersiva.

O espaço da CeraVe promove também outras ativações como a aplicação de tatuagens temporárias e a distribuição de amostras, o que será também feito em todo o recinto. A marca está ainda visível nos ecrãs gigantes do festival e nas casas de banho femininas, onde vai disponibilizar produtos CeraVe, bem como distribuir diariamente amostras por todo o recinto.

Também presente no festival, a Rádio Comercial vai fazer a sua emissão a partir do recinto do festival, com conteúdos ao vivo, ativações interativas, presença no digital e a animação de Pedro Ribeiro, Vera Fernandes, Vasco Palmeirim, Nuno Markl, Joana Azevedo, Diogo Beja, Filipa Galrão, Tecas, Wilson Honrado e Ana Isabel Arroja.

Num stand de 30 metros quadrado, a rádio promove ainda uma ativação inspirada num fenómeno viral do TikTok: “Quem é o Maior Impostor?”. O desafio “convida pequenos grupos a dançar ao som das músicas que vão tocar nos palcos do evento, mas entre eles está um ‘impostor’ que ouve uma música diferente nos auscultadores. Cabe aos participantes identificarem quem é o impostor enquanto todos dançam. As participações são gravadas em vídeo e enviadas por e-mail para que os participantes possam partilhar a experiência”, descreve a rádio em nota de imprensa.

A Solverde também regressa ao Passeio Marítimo de Algés com um espaço que recria a experiência de um avião, inspirado no Crash Game “O Avião”, um dos jogos online lançados em exclusivo pela marca em Portugal. Ao lado do palco principal, o espaço de 74 m2, projetado pela Feeders e montado pela Digital Décor, reproduz o interior de uma cabine de avião. No piso térreo, as janelas são ecrãs interativos que convidam o público a apertar o cinto, e a habilitar-se a prémios e brindes diferentes todos os dias, como totes, bonés ou meias. Já no andar superior, acessível por uma porta de avião, está a área VIP exclusiva para convidados.

Entre as ativações que a empresa vai promover, encontra-se também a experiência interativa Crash Games, onde o festivaleiro com maior pontuação durante os três dias vence um voucher de viagem para um destino de sonho. Todos os jogadores que ficarem dentro do top 35 – incluindo o vencedor – recebem ainda vouchers de subscrição da Sport TV ou Dazn.

A marca de apostas, que vai contar com a presença no seu espaço de personalidades parceiras, promoveu ainda um passatempo — incluindo em televisão — onde oferecia 50 bilhetes para os três dias de festival.

Já a Hyundai é a viatura oficial do Nos Alive pelo quarto ano consecutivo pelo que, ao longo dos três dias do festival, o público terá a oportunidade de conhecer o Hyundai Inster, o mais recente modelo 100% elétrico da marca de origem sul-coreana.

A FlixBus, por sua vez, aliou-se ao festival enquanto parceira de mobilidade. Durante os dias do festival, a FlixBus irá reforçar todos os horários dos autocarros com partida de Lisboa, Sintra e Cascais, com especial atenção aos horários noturnos, de modo a permitir o regresso a casa a todos os festivaleiros que optem por não pernoitar na capital. Os festivaleiros beneficiam também de um desconto exclusivo de 20% em viagens domésticas na rede FlixBus.

A televisão oficial do festival é a RTP que aposta numa cobertura multiplataforma conduzida por Filomena Cautela, Alexandre Guimarães e Catarina Moreira. Durante os três dias do festival, e a partir das 17h, os espectadores podem acompanhar os concertos na RTP Play, assim como entrevistas e outros momentos do evento.

Na RTP2 são feitas emissões especiais em direto do recinto na quinta e sexta-feira a partir das 18h e ao final da noite, em todos os dias do festival, a RTP1 mostra “o melhor do dia e os melhores concertos”. A cobertura estende-se ainda à Antena 3, que vai estar em direto no recinto com Inês Henriques e Marta Rocha.

Também contactadas pelo +M, o Novobanco e a Tezenis optaram por não responder.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.