Media

Rádio Comercial e RFM mais próximas em junho, Bauer mantém-se o grupo mais ouvido

Carla Borges Ferreira,

A Bauer Media obtém uma AAV de 30,3%, versus 24% do Grupo Renascença Multimédia. TSF e Rádio Observador surgem separadas por 0,8 pontos percentuais.

A Rádio Comercial e a RFM estão separadas por 2,8 pontos percentuais (pp) na vaga de junho do Bareme Rádio. De acordo com o estudo da Marktest, a estação liderada por Pedro Ribeiro regista uma audiência acumulada de véspera (AAV) de 20,2% (-0,9pp), um reach semanal de 38,1% (-1,1pp) e um share de audiência de 24,7% (-1,6pp).

Já a estação liderada por António Mendes conclui esta vaga do estudo da Marktest com uma AAV de 17,4% (+0,1pp), um reach semanal de 37,1% (+0,3%) e um share de audiência de 23,4% (+2pp).

Na terceira posição segue a M80, agora com uma AAV de 8,2% (+0,2pp), um reach de 18,6% (-1,4pp) e um share de audiência de 10,3% (+0,7pp).

A Rádio Renascença surge em quarto lugar, com uma AAV de 6% (-0,2 pp), e a Antena 1 mantém uma AAV de 5,8%.

Na sexta posição, a Cidade FM regista 4,3% (-0,5 pp), seguindo-se a TSF, que regista agora uma AAV de 2,9% (-0,5 pp).

Seguem-se a Mega Hits (2,3%) e a Rádio Observador, que ultrapassa a Antena 3 (1,5%) e regista agora uma AAV de 2,1%, agora a menos 0,8 pp do que a TSF.

Smooth FM (1,4%), Rádio Nova Era (0,6%), Antena 2 (0,5%), Rádio Sudoeste (0,4%), Radar (0,3%) e Estação Orbital (0,2%) encerram o conjunto de 16 estações que registam audiência acumulada de véspera nesta edição do estudo.

Grupo Bauer mantém liderança

Analisando por grupos, a Bauer Media Áudio Portugal e a Renascença Multimédia estão separadas por 6,3 pp, com o grupo liderado por Salvador Bourbon Ribeiro com uma AAV de 30,3% e o grupo que tem como gerente José Luís Ramos Pinheiro a registar 24%. Em relação à vaga anterior, o grupo Bauer perdeu 0,7 pp, enquanto o Grupo Renascença manteve a AVV.

A Bauer Media obtém um reach semanal de 53,3%, versus 51,5% do Grupo Renascença Multimédia e o share é de 40,9%, que compara com os 31,1% do grupo dono da RFM e da Renascença.

O grupo RTP regista 7,7% de AAV, 15,9% de reach semanal e 8,9% de share de audiência.

As cerca de seis mil entrevistas que integram a terceira vaga do ano do Bareme Rádio, o estudo regular de audiências elaborado pela Marktest, foram recolhidas entre 1 de março e 22 de junho de 2025.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.