Associação Nacional de Farmácias renova identidade e lança campanha para “reforçar compromisso com a sociedade e o setor da saúde”
Desenvolvida pela Havas, a nova identidade tem como objetivo "alinhar a comunicação das várias marcas num contexto mais digital, ágil e exigente", explica a presidente da associação.
A celebrar 50 anos de existência, a Associação Nacional das Farmácias (ANF) aposta na renovação da sua identidade institucional, assim como no da marca Farmácias Portuguesas, com o objetivo de “reforçar o seu compromisso com a sociedade e o setor da saúde“. No âmbito desta estratégia lança também um novo ecossistema de marcas e a campanha “A Vida Passa pela Farmácia”.
A renovação da identidade por parte da ANF nasce da “necessidade de responder a um novo contexto social e de saúde, marcado por profundas transformações nos hábitos, nas expectativas e nas exigências das pessoas”, começa por enquadrar Ema Paulino, presidente da Associação Nacional das Farmácias, ao +M.
“Numa altura em que os cidadãos procuram uma relação mais próxima, acessível e confiável com os serviços de saúde, tornou-se essencial reforçar a mensagem de que as farmácias representam espaços centrais no cuidado e na promoção da saúde. Trata-se também de reafirmar o compromisso da ANF como uma voz ativa e influente na defesa da saúde e da farmácia em Portugal. Para tal, tornou-se essencial alinhar estrategicamente os territórios e propósitos das diferentes marcas, garantindo uma comunicação mais coesa, distintiva e com maior impacto”, acrescenta.
Desenvolvida pela Havas, a nova identidade tem como objetivo “alinhar a comunicação das várias marcas num contexto mais digital, ágil e exigente“, tendo sido adotada uma nova arquitetura de marcas para garantir “maior coerência e impacto, mantendo a ligação à história e aos valores fundadores da instituição”.
Visualmente, este restyling traz “modernidade, flexibilidade e consistência à presença institucional da ANF“, considera Ema Paulino. Mas, mais do que uma mudança estética, esta transformação “simboliza o compromisso com uma comunicação mais clara e próxima“, que se reflete também na nova assinatura: “ANF. Uma voz pela Saúde”.
Esta assinatura pretende expressar “o compromisso da ANF com a sociedade, com os profissionais do setor e com a promoção da saúde em Portugal”, posicionando a ANF como uma “entidade com voz ativa e interventiva”. “Reflete uma organização que se quer cada vez mais interventiva, inovadora e colaborativa, preparada para liderar os desafios do presente e do futuro, sempre com foco no bem-estar das pessoas”, diz a responsável.
Com a nova identidade, a comunicação da ANF torna-se também ela “mais moderna, mais acessível e mais próxima“, com a associação a apostar também no lançamento de um novo site disponível em www.anf.pt, que foi “pensado tanto para o setor como para o público em geral”.
“Esta plataforma espelha os valores de transparência e inovação, aproximando ainda mais a instituição das pessoas. A mudança representa uma ambição renovada: promover maior união, alinhamento e compromisso em torno de um propósito comum – pela saúde, unimos as farmácias à sociedade“, explica Ema Paulino.
A marca Farmácias Portuguesas reforça ainda o seu “posicionamento como a marca de todas as farmácias”, com o envio de um kit com materiais da nova identidade para todas as farmácias, e com o lançamento de uma campanha que promove “uma imagem unificada, forte e centrada no cuidado e na proximidade”.
Campanha “A vida passa pela Farmácia”
Com conceito criativo desenvolvido pela Havas, a campanha “A vida passa pela Farmácia” parte da premissa de que, ao longo da vida, toda a gente “passa pela farmácia”. A campanha funciona assim como “uma homenagem à centralidade da farmácia nas comunidades e à confiança que os cidadãos depositam nos farmacêuticos“, explica a presidente da ANF.
Pretende ainda “reforçar a ligação emocional e social com os cidadãos, sublinhando a presença contínua e a relação de proximidade nas diferentes fases da sua vida”, assim como “consolidar essa presença e relação, reforçando o papel das farmácias como pilares de um sistema de saúde mais próximo, inclusivo e acessível”.
Presente em televisão, rádio, meios digitais (com ativações em display) e redes sociais, o planeamento de meios ficou a cargo da Universal McCann.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.