Resumos de IA no Google geram menos visitas aos sites
Das pesquisas analisadas no estudo, 18% geraram um resumo de IA, a grande maioria destas (88%) citou três ou mais fontes, enquanto 1% citou uma única fonte.
Os utilizadores do Google são menos propensos a visitar sites apresentados nos resultados de pesquisa quando o motor de busca exibe um resumo criado com recurso a Inteligência Artificial (IA), concluiu uma organização americana.
Um relatório do Pew Research Center analisou dados de 900 adultos americanos, concluindo que seis em cada dez entrevistados (58%) realizaram pelo menos uma pesquisa no Google que produziu um resumo gerado com IA.
“Os utilizadores do Google eram menos propensos a clicar em ‘links’ de resultados ao visitar páginas com um resumo de IA (…) para pesquisas que resultaram num resumo gerado por IA, os utilizadores raramente clicaram nas fontes citadas”, refere o documento.
Segundo os investigadores, os utilizadores que encontraram um resumo de IA aquando da sua pesquisa apenas acederam a um ‘link’ do resultado de pesquisa tradicional em 8% das vezes, sendo que os que não encontram um resumo de IA clicaram em ‘links’ resultantes da pesquisa quase duas vezes mais (15%).
Além disso, dos utilizadores que se cruzaram com um resumo de IA, apenas 1% clicou numa ligação proposta pelo próprio resumo, pelo que “os utilizadores do Google são mais propensos a encerrar totalmente a sessão de navegação depois de visitar uma página de pesquisa com um resumo de IA”.
Entre as fontes mais citadas nos resumos de pesquisa criados com a tecnologia, estão a Wikipédia, YouTube e Reddit, “estes três ‘sites’ são as fontes mais comummente vinculadas em resumos de IA e resultados de pesquisa padrão”.
As três plataformas representam 15% das fontes identificadas em resumos de IA e 17% das fontes em pesquisas padrão.
“Os ‘links’ da Wikipédia são um pouco mais comuns em resumos de IA do que em páginas de pesquisa padrão, enquanto os ‘links’ do YouTube são um pouco mais comuns em resultados de pesquisa padrão do que em resumos de IA”, lê-se no documento.
Cerca de 6% das fontes vinculadas nos resultados de IA pertenciam a ligações “.gov”, em comparação com apenas 2% para resultados de pesquisa padrão, sendo que 5% das fontes em ambos os modelos redireciona para ‘sites’ de notícias.
Das pesquisas analisadas no estudo, 18% geraram um resumo de IA, a grande maioria destas (88%) citou três ou mais fontes, enquanto 1% citou uma única fonte.
“As pesquisas mais longas têm maior probabilidade de produzir um resumo de IA. Apenas 8% das pesquisas de uma ou duas palavras resultaram em resumos de IA“, sendo que este valor sobe para 53% quando se tratam de pesquisas com 10 ou mais palavras.
O Pew Research Center é uma organização de investigação americana, sem fins lucrativos, que se dedica ao estudo de hábitos noticiosos, tendências sociais e metodologias de pesquisa.
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