Space Rider europeu aterra em Santa Maria e nasce um space hub nos Açores
"Em breve terá início o desenvolvimento do Space Hub de Santa Maria, incluindo as infraestruturas de aterragem do Space Rider", informa a Agência Espacial Portuguesa.
A ilha de Santa Maria nos Açores vai ser o local de aterragem do voo inaugural do Space Rider, consolidando o desenvolvimento do futuro Centro Tecnológico Espacial de Santa Maria. O veículo orbital reutilizável europeu tem voo inaugural marcado para 2028. “Em breve” arranca a construção do Space Hub de Santa Maria.
No quadro da subscrição nacional dos programas da Agência Espacial Europeia (ESA), que ficará fechada esta quinta-feira, durante a Cimeira Ministerial da ESA, em Bremen, na Alemanha, Portugal irá assegurar o desenvolvimento do futuro Centro Tecnológico Espacial de Santa Maria (Santa Maria Space Hub) e local de aterragem do Space Rider, com a contribuição e o compromisso do Governo Regional dos Açores, informa a Agência Espacial Portuguesa em Comunicado.
A formalização deste entendimento resulta do trabalho conjunto desenvolvido nos últimos anos pela Agência Espacial Portuguesa, que incluiu o estudo de viabilidade do local de aterragem, concluído em julho, e que confirmou a viabilidade tecnológica e económica de Santa Maria como local de aterragem do Space Rider, explica o organismo.

Ainda em desenvolvimento, o Space Rider é um “veículo orbital reutilizável, não tripulado, concebido para missões de curta duração em órbita baixa para experiências em microgravidade, demonstrações tecnológicas e eventual colocação de pequenos satélites, regressando depois à Terra”.
O veículo tem voo inaugural previsto para 2028, a bordo de um lançador Vega-C, a partir do Porto Espacial da Guiana Francesa, com regresso à ilha de Santa Maria.
Voo inaugural dá ‘gás’ ao futuro Santa Maria Space Hub
“Estando a decorrer a fase de conceção, em breve terá início o desenvolvimento do Space Hub de Santa Maria, incluindo as infraestruturas de aterragem do Space Rider e de processamento pós-aterragem integradas no futuro Centro Tecnológico Espacial de Santa Maria”, informa a Agência Espacial Portuguesa. O hub terá capacidades “dimensionadas para apoiar as diversas atividades espaciais, dotando a ilha de Santa Maria de capacidades permanentes de apoio a missões de acesso e retorno”.
“O investimento nacional, realizado via ESA, garante os meios necessários para avançar com a fase de preparação das infraestruturas, reforçando a participação de Portugal em programas estruturantes europeus e a competitividade da indústria nacional ligada às tecnologias espaciais”, informa ainda o comunicado sem indicar valores especificamente para este projeto.
Mas, a 21 de novembro, o Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, adiantava que o Governo Regional tinha como objetivo prosseguir o caminho da região no setor espacial, preparando o caminho para lançamentos sub-orbitais ou o avanço de um Centro Tecnológico Espacial em Santa Maria. “Este é um investimento global de 15 milhões de euros, com três milhões de euros, em 2027, da responsabilidade do Governo Regional”, disse Paulo Estêvão.
Na fase seguinte, o objetivo é preparar Santa Maria para acolher a aterragem do voo inaugural do Space Rider e de missões subsequentes, assim como de missões de entrada experimentais.
A escolha de Santa Maria como o local para aterragem do Space Rider “insere-se numa visão mais ampla de criação de um polo espacial multifacetado na ilha, que inclui também as iniciativas de acesso ao espaço a instalar em Santa Maria”, pode ler-se em comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})
Space Rider europeu aterra em Santa Maria e nasce um space hub nos Açores
{{ noCommentsLabel }}