“Chegou o momento de eliminar a ameaça russa da Gronelândia”, declara Trump
Donald Trump desabafa que "há 20 anos que a NATO diz à Dinamarca que deve eliminar a ameaça russa da Gronelândia". "Chegou o momento e isso será feito", garantiu o presidente dos EUA.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, criticou esta segunda-feira a Dinamarca pela sua incapacidade de eliminar a ameaça russa na Gronelândia e afirmou que chegou a hora de o fazer.
“Há 20 anos que a NATO diz à Dinamarca que deve eliminar a ameaça russa da Gronelândia. Infelizmente, a Dinamarca não conseguiu. Chegou o momento e isso será feito”, declarou Trump na sua rede social Truth Social.
O líder norte-americano tem declarado há semanas que os Estados Unidos devem assumir o controlo da ilha “a qualquer custo”, com o alegado objetivo de impedir que a China ou a Rússia ocupem primeiro o território.
No sábado, ameaçou ainda impor tarifas de 10%, com efeitos a partir de 1 de fevereiro, sobre produtos da Alemanha, França, Reino Unido, Suécia, Noruega, Países Baixos, Finlândia e Dinamarca — membros da NATO que enviaram tropas para a Gronelândia — como tática de pressão para garantir o seu apoio aos seus planos de anexação.
Este valor poderá subir para 25% a partir de junho, caso estes países persistam na sua posição.
Isto levou o presidente do Conselho Europeu, António Costa, a anunciar no domingo que iria convocar uma reunião extraordinária dos Estados-membros “nos próximos dias” para “coordenar ainda mais” a resposta do bloco às tarifas anunciadas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})
“Chegou o momento de eliminar a ameaça russa da Gronelândia”, declara Trump
{{ noCommentsLabel }}