Exército com cerca de 1.200 militares no terreno para apoiar população

Operações de limpeza, comunicações e apoio logístico para mitigar eventuais cheias são algumas das ações em que os militares do Exército estão envolvidos em quatro distritos e 13 municípios do país.

Com a região centro ainda a sofrer com o impacto da passagem da depressão Kristin, e o país a aguardar a passagem da depressão Leonardo, o Exército Português tem no terreno cerca de 1.200 militares em quatro distritos e 13 municípios, em operações de limpeza, comunicações e apoio logístico para mitigar eventuais cheias.

Esta terça-feira, “o dispositivo do Exército Português empenhado nos quatro distritos e 13 municípios totaliza 1.171 militares, 102 viaturas ligeiras, 122 viaturas pesadas, 12 máquinas de engenharia, 15 geradores, 16 motosserras, 5 terminais Starlink e um módulo de comunicações”, informa o Exército Português em comunicado.

Em Leiria, o Exército assegura “intervenção e limpeza, engenharia, comunicações, energia e apoio logístico, com a finalidade de mitigar os impactos das cheias, remover escombros e obstáculos, restabelecer a mobilidade, reforçar comunicações e energia e garantir apoio logístico a infraestruturas e serviços essenciais”, refere.

No distrito de Santarém, “mantém e reforça o apoio às autoridades civis, assegurando ações de comando e ligação, intervenção e limpeza, engenharia, vigilância e dissuasão, energia/iluminação e apoio a serviços essenciais, com a finalidade de mitigar os efeitos das cheias, garantir resposta imediata no terreno, restabelecer a mobilidade, reduzir riscos e assegurar a continuidade de serviços essenciais”, elenca.

O Exército marca ainda presença no distrito de Coimbra estando envolvido em ações de limpeza, vigilância estando com um “forte pré-posicionamento de meios de evacuação e apoio sanitário, com a finalidade de garantir prontidão para evacuação de populações, prestar apoio sanitário imediato, reforçar a vigilância preventiva e assegurar capacidade de resposta rápida a cenários de cheias”.

Para Coimbra, recorde-se, o Exército já tinha mobilizado um posto avançado médico para acudir à população num cenário de cheias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exército com cerca de 1.200 militares no terreno para apoiar população

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião