Porto e Norte ocupa 16º lugar no ranking mundial para acolher eventos

A região do Porto e Norte está no “top 20” mundial para acolher eventos e congressos internacionais no âmbito do ranking da Associação Internacional de Congressos e Convenções.

A região do Porto posiciona-se agora como 14º destino europeu e 16º a nível mundial no ranking de destinos com melhores condições para acolher eventos do segmento Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions (MICE). Este destaque ocorre depois de a região ter ocupado o 39º lugar em 2019, antes da pandemia da Covid-19.

Para Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), esta “é uma excelente notícia, resultado de muito trabalho de estruturação deste produto e também de uma estratégia arrojada de promoção externa, com alguns dos nossos conteúdos a receber as maiores distinções a nível mundial”. Mais, considera Luís Pedro Martins, trata-se da “justa compensação do esforço da região na qualificação da oferta e no reforço do investimento do Turismo do Porto e Norte no desenvolvimento do turismo de negócios que foi, aliás, uma aposta estratégica desta direção desde o início do mandato”. Nos últimos dois anos, o TPNP afetou 25% do seu orçamento para este produto, tendo arrecado sucessivos prémios internacionais da campanha “The Majestic Adventures of Ofelia de Souza”.

Segundo o TPNP, “o índice de desempenho de destino, da responsabilidade da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), coloca o Porto como um dos que tiveram um melhor comportamento durante o período agudo da pandemia e que melhor se prepararam para a retoma turística”.

Luís Pedro Martins considera que a indústria MICE é estratégica para a região, sendo “importante na retoma, por força do efeito multiplicador deste produto, quer em termos de consumo turístico quer no combate à sazonalidade”. O TPNP começou cedo a trabalhar esta área. Já captou, para o corrente ano, mais de uma centena de eventos que trazem mais de 32 mil pessoas à região Porto e Norte. Entre eles estão iniciativas como o M&I Forum, a AITO Overseas Conference ou o Wordcamp Europe.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Porto e Norte ocupa 16º lugar no ranking mundial para acolher eventos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião