Pombal acolhe investimento de 33 milhões de euros em parque eólico

  • Lusa
  • 10 Agosto 2022

Empresa Infinita Energia deverá investir cerca de 33 milhões de euros na construção de um parque eólico, no concelho de Pombal, com uma potência instalada de 33 megawatts.

“Este valor de 33 milhões de euros é o investimento direto na construção de parque [eólico]”, anunciou Carina Brás, diretora de promoção da empresa Infinita Energia que vai investir no empreendimento. Segundo a diretora de promoção, “assim que for atribuída a licença de produção, a empresa estima um prazo de 18 meses para ter o parque construído e pronto a operar”.

Numa nota de imprensa divulgada na terça-feira, a Câmara de Pombal adiantou ter aprovado, em reunião do executivo, “a emissão de parecer de localização para a instalação de um Centro Eletroprodutor Eólico, a implantar numa área total de 787 hectares, abrangendo as freguesias de Abiul, Vila Cã e União de Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze”.

O parque eólico terá uma potência instalada de 33 megawatts (MW), estando prevista a instalação de seis aerogeradores mais um suplente de 5,5 MW de potência nominal cada um sobre torre de 150 metros e rotor de 158 metros de diâmetro.

A construção de uma subestação, com cerca de 400 metros quadrados de implantação, para armazenar a energia produzida pelos aerogeradores, está igualmente contemplada.

De acordo com a nota de imprensa, “o projeto é enquadrável nas opções de ordenamento constantes do Plano Diretor Municipal de Pombal, sem prejuízo do devido cumprimento das demais normas e regulamentos aplicáveis. Também vai contribuir para a concretização das metas traçadas no Plano Nacional de Energia e Clima 2030, promovendo a produção de energia elétrica a partir de uma fonte renovável”.

Além da deliberação do executivo municipal, “também as respetivas juntas de freguesia emitiram parecer positivo à localização do empreendimento”, explicou o município liderado por Pedro Pimpão, referindo que o processo se destina “à instrução de pedido de atribuição de licença de produção a apresentar à Direção-Geral de Energia e Geologia, por parte da entidade promotora”.

A Infinita Energia, com sede em Santarém, integra o grupo espanhol Capital Energy e “tem um portfólio de projetos eólicos em desenvolvimento por todo o país que totalizam atualmente cerca de dois gigawatts”, acrescentou Carina Brás.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pombal acolhe investimento de 33 milhões de euros em parque eólico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião