Coreanos passam a controlar 100% da líder nacional de torres eólicas

Adelino Costa Matos vende à CS Wind a posição minoritária (40%) com que tinha ficado depois de ceder o controlo da empresa de Aveiro em 2021, renunciando também ao cargo de presidente executivo.

A gigante sul-coreana CS Wind vai assumir o controlo total da ASM Industries, líder nacional no fabrico de torres eólicas, depois de comprar a participação de 40% que ainda estava nas mãos de Adelino da Costa Matos, que deixa o cargo de presidente executivo (CEO).

No verão de 2021, a WAM Investments, controlada pelo filho do histórico industrial metalúrgico Adelino da Silva Matos e também antigo presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), tinha vendido uma participação de 60% na empresa sediada em Aveiro, por um valor de 46,5 milhões de euros.

“Foi um ciclo fantástico onde, juntamente com uma grande equipa e o apoio dos principais stakeholders, transformámos a ASM Industries num dos maiores fabricantes de torres eólicas da Europa, após um ambicioso plano de expansão, focado no reforço de capacidade produtiva em Sever do Vouga e na criação da nova fábrica offshore, no Porto de Aveiro”, sublinha Adelino Costa Matos.

Adelino Costa Matos, ex-acionista e CEO da CS Wind ASM

Num comunicado em que os dois sócios dizem ter “concluído que o caminho mais vantajoso para a empresa é o controlo total pela CS Wind”, o até agora CEO expressa “orgulho” por ter “criado as bases de uma nova indústria offshore no país, mais do que quintuplicando a empresa em seis anos”, mas acrescenta que “neste momento, o que melhor serve os interesses da empresa será o controlo exclusivo pelos sócios coreanos, para um novo ciclo que se iniciará”.

Como o ECO adiantou em dezembro, a CS Wind ASM vai investir perto de 265 milhões de euros durante os próximos quatro anos com o objetivo de triplicar a capacidade de produção de torres eólicas e de fundações offshore nas instalações industriais ocupadas pelo grupo no Porto de Aveiro. Vai beneficiar de um crédito fiscal até 16,6 milhões de euros e estima contratar cerca de 400 pessoas até 2025.

A unidade dedicada ao segmento offshore (no mar) conta atualmente com uma capacidade de produção inferior a uma centena de equipamentos por ano e uma área total de 72 mil metros quadrados na chamada Zona de Atividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro (ZALI), situada no concelho de Ílhavo. O grupo detém ainda uma fábrica em Sever do Vouga, que faz anualmente perto de 200 torres onshore, para instalar em parques eólicos em terra.

No total, a CS Wind ASM soma hoje perto de 350 trabalhadores, dos quais 140 estão nesta unidade mais recente integrada na zona portuária. O grupo prevê chegar aos 100 milhões de euros de faturação no final de 2022, antecipando assim o cumprimento da meta fixada antes para 2025. Direta ou indiretamente, exporta 99% da produção sobretudo para a Europa e alguns países da América Latina, como Bolívia, Paraguai e Uruguai.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Coreanos passam a controlar 100% da líder nacional de torres eólicas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião