Pombal investe mais de meio milhão de euros em veículos elétricos

Câmara de Pombal investe mais de meio milhão de euros em veículos elétricos, apostando na utilização de "energias limpas" para contribuir para redução da pegada de carbono no planeta.

Com o objetivo de promover a “utilização de energias limpas”, e, por consequência, contribuir para a “promoção de estratégias de baixo teor de carbono”, a Câmara Municipal de Pombal investiu mais de meio milhão de euros na aquisição de um autocarro e quatro automóveis ligeiros elétricos, anunciou a autarquia em comunicado. “A comparticipação máxima a atribuir pelo Fundo Ambiental corresponde a um valor de 60 mil euros, sendo o valor restante suportado pelo orçamento municipal”, adianta o município liderado por Pedro Pimpão.

A aquisição acontece, assim, no âmbito do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública, através do Fundo Ambiental, que, segundo a autarquia, “visa apoiar a aquisição, de forma faseada e por substituição de veículos com mais de dez anos, de 1200 veículos elétricos, em regime de aluguer, durante um período de 48 meses”. Assim como de postos de carregamento e de sistemas de georreferenciação e monitorização.

A decisão saiu da última reunião do executivo municipal, que aprovou a compra de um autocarro elétrico, com respetivo carregador, para integrar o sistema de transportes públicos urbanos (Pombus). “A aquisição do autocarro elétrico e do respetivo carregador representa um investimento de mais de 330 mil euros, acrescido de IVA, totalizando cerca de 412 mil euros“, nota o município.

Com lotação de 60 passageiros, dos quais 20 são lugares sentados, a viatura vai ser adaptada com condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e/ou condicionada, dispondo ainda de um lugar para cadeira de rodas, adianta a autarquia.

Além deste autocarro elétrico, com respetivo carregador, a Câmara de Pombal adquiriu quatro automóveis elétricos, num investimento na ordem dos 104 mil euros, e mais quatro carregadores para veículos elétricos, com um custo de 33 mil euros, lê-se na mesma nota.

Estas medidas surgem “no seguimento das políticas ambientais [da autarquia] para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável”. O município pretende, assim, contribuir “para o cumprimento dos desígnios nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, através da redução de emissões de gases com efeito de estufa no domínio dos transportes“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pombal investe mais de meio milhão de euros em veículos elétricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião