Vendas de veículos elétricos sobem 68,9% em janeiro

  • Joana Abrantes Gomes
  • 14 Fevereiro 2022

As unidades de carros 100% elétricos e híbridos plug-in vendidas no primeiro mês deste ano tiveram um aumento homólogo de 68,9%. A BMW e a Mercedes foram as marcas mais comercializadas.

As vendas de carros elétricos em janeiro cresceram 68,9% face ao mês homólogo de 2021, para um total de 2.405 veículos (ligeiros e pesados) vendidos. Os dados divulgados esta segunda-feira pela Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) revelam que foram vendidos 1.138 veículos 100% elétricos e 1.267 veículos híbridos plug-in no primeiro mês deste ano.

Em comparação com os últimos dois anos, os valores de vendas de veículos novos mantêm as tendências de crescimento mensal quer nos 100% elétricos e nos híbridos plug-in, quer na soma dos dois tipos. “O início do ano 2022 é duplamente positivo, uma vez que os veículos elétricos continuam a ser muito procurados e em termos absolutos verifica-se um aumento de 981 veículos ligeiros e pesados relativamente a janeiro do ano passado“, sublinha a UVE.

Quanto aos carros 100% elétricos, houve mais 714 novos veículos registados em todas as categorias, o que representa quase três vezes as vendas de janeiro de 2021. Segundo a UVE, “sem dúvida que o efeito pós pandemia desapareceu e talvez a conjuntura atual sobre a crise energética e económica seja responsável por este aumento. Ou, pura e simplesmente, haverá cada vez mais empresas e pessoas interessadas em mudar de paradigma de mobilidade”.

Para os veículos híbridos plug-in, por seu lado, o primeiro mês de 2022 foi de recuperação, depois de três meses consecutivos de variação homóloga negativa. Em relação a janeiro do ano passado, as vendas apresentaram um crescimento de 26,7%, considerando todas as categorias de veículos.

Na categoria de veículos ligeiros de passageiros novos, as vendas de carros 100% elétricos e híbridos plug-in aumentaram 57,3% em relação ao mês homólogo e representaram, em janeiro de 2022, uma quota de mercado de 22,6%. A UVE salienta que a venda de veículos de combustão interna em Portugal continua em queda, uma tendência que se mantém desde 2021.

A BMW foi a marca líder na soma das vendas de carros elétricos e híbridos em janeiro, com 379 unidades comercializadas, seguindo-se a Mercedes (281 veículos vendidos) e a Peugeot, que vendeu 214 veículos. As duas fabricantes alemãs também lideram se se considerar apenas a venda de híbridos, mas no mercado de 100% elétricos é a Hyundai que lidera, com 118 carros vendidos, seguida da Audi, com 105 unidades, e da Peugeot, com 103.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vendas de veículos elétricos sobem 68,9% em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião