Veículos matriculados em janeiro caem 3%, mas elétricos sobem 17,8%

  • Lusa
  • 1 Fevereiro 2022

A ACAP assinala, no entanto, que se registou um "aumento de 17,8% dos veículos ligeiros e passageiros novos movidos a energias alternativas, nomeadamente, veículos eletrificados e híbridos GPL”.

O número de veículos matriculados em Portugal, pelos representantes oficiais, caiu 3% em janeiro para 12.141, segundo um comunicado da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), que destaca que o de elétricos mais do que duplicou.

“Em janeiro de 2022 foram matriculados pelos representantes oficiais de marca a operar em Portugal 12.141 veículos automóveis, ou seja, menos 3% do que no mesmo mês do ano anterior”, indicou a associação, revelando que “este comportamento menos favorável do mercado, designadamente, nos veículos ligeiros que caíram 3,3%, reflete essencialmente problemas nas entregas devido à crise dos semicondutores”.

Assim, no que diz respeito aos automóveis ligeiros de passageiros, “no primeiro mês de 2022 foram matriculados em Portugal 9.829 automóveis ligeiros de passageiros o que representa uma queda de 2% face ao mesmo mês de 2021”.

Paralelamente, no mês passado, “registou-se um aumento de 17,8% dos veículos ligeiros de passageiros novos movidos a energias alternativas, nomeadamente, veículos eletrificados e híbridos GPL”.

A ACAP detalha que se verifica “um aumento de 131,7% nos veículos elétricos (BEV – battery electric vehicles) em comparação com o mesmo mês de 2021”, num total de 957.

No que diz respeito aos veículos ligeiros de mercadorias o mercado “registou um decréscimo de 9,7% no mês de janeiro de 2022 em comparação com o mês homólogo, situando-se em 1.894 unidades matriculadas”, segundo a mesma nota da ACAP.

Por fim, “no mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em janeiro de 2022, verificou-se um aumento de 8,6% em relação ao mês homólogo de 2021, tendo sido comercializados 418 veículos desta categoria”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Veículos matriculados em janeiro caem 3%, mas elétricos sobem 17,8%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião