Metade das vendas globais de carros elétricos em 2021 foram na China

  • Lusa
  • 14 Fevereiro 2022

Mais de 3,2 milhões de automóveis elétricos foram vendidos na China no ano passado, de um total global de 6,5 milhões. Chineses lideram no nominal, mas percentagem de elétricos é superior na Europa.

Metade das vendas de veículos elétricos registadas em 2021 em todo o mundo foram na China, segundo dados divulgados pela Canalys.

Foram vendidos em todo o mundo 6,5 milhões de veículos elétricos no ano passado, um acréscimo de 109% face a 2020, segundo a consultora. O valor corresponde a 9% do total de vendas de veículos em todo o mundo.

Mais de 3,2 milhões de unidades foram vendidas na China, onde os elétricos já representam 15% das vendas, duplicando assim a percentagem face ao ano anterior.

“Muitos modelos novos são lançados todos os meses em cada um dos segmentos importantes do mercado”, referiu a consultora no relatório. “Há grandes oportunidades de crescimento em 2022 e para o futuro”, descreveu.

A Europa fica atrás no valor nominal das vendas (2,3 milhões de veículos), mas supera a China no percentual, com os elétricos a representarem 19% do total de carros vendidos em 2021.

Nos Estados Unidos, a taxa de adoção é bem menor. No total, foram vendidas 535 mil unidades, o que representou 4% das vendas de automóveis, em 2021.

A fabricante norte-americana Tesla continua a ser a marca líder, com 14% de quota de mercado, seguida do Grupo Volkswagen (12%) e das chinesas SAIC (11%) e BYD (9%).

No caso da SAIC, muito do sucesso deve ser atribuído ao seu modelo ‘low-cost’ Wuling Hongguang Mini EV, que custa cerca de 3.900 euros e foi o modelo mais vendido na China, no ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Metade das vendas globais de carros elétricos em 2021 foram na China

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião