Hotelaria prepara época alta. Há mais de 1.500 vagas disponíveis

Com a generalidade das unidades hoteleiras a preparem-se para a época alta, as ofertas de trabalho no setor têm crescido ainda mais. Só entre as companhias contactadas pela Pessoas há 1.586 ofertas.

Com a generalidade das unidades hoteleiras a preparem-se para a época alta, as ofertas de trabalho têm aumentado. Só entre as companhias do setor contactadas pela Pessoas há um total de 1.586 oportunidades por preencher. Open days, recrutamento interno e programas de estágios são algumas das estratégias usadas pelos grupos para atrair o talento que necessitam.

O setor atravessa momentos complexos e, ao mesmo tempo, desafiantes depois de a pandemia ter reduzido o número de turistas, com impacto na atividade e no pessoal. A falta de pessoas — problema já crónico — agudizou-se com a crise sanitária, já que muitos colaboradores optaram por mudar de setor. Não surpreende por isso, que esteja entre os setores com mais vagas por preencher no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) — com 2.277 vagas em dezembro do ano passado — apenas ultrapassado pela construção (que conta com 2.500 vagas por preencher).

Agora com a época estival à porta, os grupos hoteleiros arrancam com ações de recrutamento para preencher milhares de posições em aberto. Só entre os grupos contactados pela Pessoas há mais de 1.500 ofertas disponíveis.

No caso da UIP, que detém marcas como o Pine Cliffs Resort e o Sheraton Cascais Resort, o processo de recrutamento a nível nacional contempla um total de cerca de 560 ofertas de trabalho. “Pelo facto de estarmos a abrir uma nova unidade, o Hyatt Regency Lisboa, estão identificados vários perfis, que vão desde top management aos perfis mais operacionais e existentes regularmente, face à sazonalidade da indústria”, avança Jaime Sarmento, diretor de RH da UIP, à Pessoas.

A procura prende-se, sobretudo, com a abertura da nova unidade, o Hyatt Regency Lisboa, um empreendimento de cinco estrelas superior, localizado em Belém, na zona ribeirinha da capital. A abertura está prevista para abril de 2022, pelo que durante a época alta a unidade já deverá estar em pleno funcionamento.

Os interessados nas vagas da UIP podem consultá-las aqui.

“Mais do que se queixar, o turismo tem de olhar para dentro e perceber como pode ser atrativo”, considera Jaime Sarmento “A indústria hoteleira tem o desafio de ser uma atividade de laboral permanente e onde é complicado o balanço entre a relação da área profissional com a área pessoal e familiar. É uma indústria onde a resiliência desempenha um papel fundamental para o bem-estar dos profissionais que nela exercem a sua atividade, o que não deixa de ser um desafio para a atratividade do setor”, considera.

Mais do que se queixar, o turismo tem de olhar para dentro e perceber como pode ser atrativo.

Jaime Sarmento

Diretor de RH da UIP

A estratégia passa, na sua opinião, por desenvolver uma lógica de liderança que se foque em provocar satisfação e felicidade a todos os profissionais que diariamente se envolvem nos objetivos da empresa.

“Inicia-se nos básicos da comunicação e acompanhamento diário dos profissionais, quaisquer que sejam os patamares de responsabilidade, até aos planos de desenvolvimento que ajudem ao alcançar dos objetivos pessoais de carreira. Temos também de promover melhor junto daqueles que agora se iniciam nas suas carreiras, de forma a vislumbrarem na indústria um caminho direcionado para os seus patamares de satisfação.”

Setor recorre a open days para acelerar recrutamento

Também com um número significativo de vagas, a Blue & Green já começou a recrutar para preparar com antecedência a época alta pela qual tanto espera. “Temos um total de 416 vagas a preencher nas várias unidades”, adianta a diretora de RH da Blue & Green, Paula Cordeiro, à Pessoas.

As áreas de cozinha, quarto, serviço, receção, piscinas e guest relations são aquelas em que incide a maioria das ofertas de trabalho de aberto.

O grupo procura sobretudo “perfis dinâmicos, empenhados e dedicados, com gosto pelo desafio e vontade de crescer” profissionalmente no setor da hotelaria. “Para além de salários competitivos, em alguns casos os futuros colaboradores podem contar um conjunto de benefícios em vigor na empresa que refletem uma cultura orientada para o colaborador e o seu desenvolvimento”, refere o grupo.

Tróia Design Hotel, unidade gerida pela Blue & Green.

“Acreditamos que para atrair e reter talento é necessário apostar em melhores condições salariais e benefícios, desenvolvimento e formação. A possibilidade de desenvolvimento de uma carreira na empresa é também um atrativo”, refere Paula Cordeiro. É por isso mesmo que, além do recrutamento externo, a Blue & Green conta com uma forte política de recrutamento interno.

“Dentro do grupo estamos atentos aos nossos talentos para apoiar no seu desenvolvimento. Promovemos também planos de carreira concretos com a possibilidade de crescimento, quer salarial, quer funcional”, esclarece.

Com a época alta do turismo em Portugal a aproximar-se e face à necessidade de profissionais no setor — só em 2021, de acordo com o INE, o setor do alojamento e restauração perdeu mais de 76 mil trabalhadores — a Blue & Green optou por organizar um open day virtual para que os potenciais candidatos a integrar as equipas possam conhecer melhor a empresa e as funções em causa. O evento começa esta segunda-feira e decorre até quarta-feira, 16 de fevereiro.

Acreditamos que para atrair e reter talento é necessário apostar em melhores condições salariais e benefícios, desenvolvimento e formação. A possibilidade de desenvolvimento de uma carreira na empresa é também um atrativo.

Paula Cordeiro

Diretora de RH da Blue & Green

Quem tiver interesse em participar poderá fazê-lo enviando um email para recrutamento@blueandgreen.com, com o seu CV ou contacto, hotel pretendido para candidatura e funções que gostaria de conhecer melhor. A Blue & Green gere unidades hoteleiras como o Marriott Praia D’El Rey, Vilalara Thalassa Resort, Hotel Quinta das Lágrimas e Tróia Design Hotel.

Também o Bensaude Hotels Collection, que conta com oito unidades e está presente nas ilhas São Miguel, Terceira, Faial e em Lisboa, já avançou com o processo de seleção e recrutamento. Até 4 de março, a companhia está a promover o virtual open days, uma campanha de recrutamento nas áreas de cozinha, pastelaria, copa, cafetaria, restaurante, bar, andares e receção, para as várias unidades hoteleiras do grupo. Questionada sobre o número de vagas, a companhia prefere não divulgar.

Esta ação de recrutamento destina-se a todos os que estejam à procura de uma oportunidade profissional na mais antiga cadeia hoteleira dos Açores, integrando as áreas de hotelaria e restauração. Os interessados podem submeter a sua candidatura através deste link.

Também a Quinta do Lago já recorreu a este tipo de evento para atrair talento. A unidade hoteleira realizou no passado dia 4 realizou um open day para preencher mais de 200 vagas. No entanto, ainda há cerca de 210 ofertas de trabalho por preencher, avança Paulo Gonçalves, diretor de recursos humanos do resort de luxo algarvio.

Consulte as vagas aqui.

Neste momento, as principais áreas que a Quinta do Lago procura são food & beverage (com funções para cozinha, pastelaria, serviço de mesa, serviço de bar e rececionista de restaurante), alojamento hoteleiro (receção de hotel, serviço de limpeza e áreas comuns e serviço de quartos e lavandaria), golfe (receção de golfe e operacionais de golfe) e manutenção de espaços verdes (manutenção dos campos de golfe e jardinagem).

“Além disso, temos vagas para estágios académicos em todas as áreas referidas anteriormente”, acrescenta o líder de RH.

Para atrair e reter o melhor talento, Paulo Gonçalves diz que o grupo sempre desenvolveu políticas e estratégias diferenciadores, tais como a gestão de avaliação/performance, planos de carreira, formação especializada, apoios sociais, programas internos de benefícios para colaboradores e programas de coaching, por exemplo.

Programas de estágio para atrair talento jovem

Também a Vila Galé está atualmente em processo de seleção e recrutamento, havendo admissões de colaboradores quase todas as semanas nas 27 unidades em Portugal. Até ao início da época alta no turismo português, a companhia espera recrutar perto de quatro centenas de profissionais.

“A previsão é reforçar as equipas para a época alta contratando cerca de 400 profissionais essencialmente para as áreas da restauração, cozinha e serviços de limpeza”, adianta Gonçalo Rebelo Almeida, administrador da Vila Galé Vila Hotéis, à Pessoas.

Para saber mais sobre as ofertas de trabalho atualmente disponíveis envie em email para carreiras@vilagale.com.

Paralelamente, a cadeia hoteleira abriu na semana passada as candidaturas para os seus programas de estágio. Há cinco programas diferentes, contemplando as diferentes necessidades dos candidatos, desde os que ainda estão a frequentar a licenciatura até aos recém-licenciados ou aos que estão no último ano do mestrado. Todos os estágios são remunerados com bolsas e prémios finais.

“Com estes novos programas, queremos chegar a um maior número de estudantes, assegurando opções consoante as suas aspirações e disponibilidade, mas também garantindo flexibilidade, boa aprendizagem e uma experiência enriquecedora, que facilite a entrada no mercado de trabalho”, refere Joana Ferreira, diretora de recursos humanos da Vila Galé, citada em comunicado.

As candidaturas aos programas de estágio podem ser realizadas através do site da companhia.

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