Governo duplica verba para incentivo à compra de veículos elétricos

  • Joana Abrantes Gomes
  • 4 Março 2022

O ministro do Ambiente anunciou que os incentivos à compra de veículos de baixas emissões vão passar para 10 milhões de euros. Apoio individual passa de 3 mil para 4 mil euros por veículo.

A verba anual do Governo para o incentivo à compra de veículos elétricos vai passar para o dobro. Da ordem dos cinco milhões de euros por ano, a dotação do Fundo Ambiental sobe assim para os 10 milhões de euros em 2022, anunciou esta sexta-feira o ministro do Ambiente e da Ação Climática.

Ao mesmo tempo, o apoio individual, que rondava os três mil euros, vai aumentar para quatro mil euros por veículo, “para aumentar a penetração dos veículos elétricos” no país, sublinhou João Pedro Matos Fernandes, numa conferência de imprensa conjunta com o ministro de Estado e das Finanças, João Leão, na qual foram anunciadas novas medidas para aliviar os preços dos combustíveis.

A intenção de duplicar estes incentivos para 2022 já tinha sido anunciada pelo secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, em dezembro passado. Na altura, o governante explicou que a necessidade de duplicar o montante surgiu “porque o sistema de carregamento permite já que haja um maior número desses veículos nas nossas estradas”.

Além disso, já em janeiro deste ano, foi noticiado que havia mais de duas centenas de candidaturas à espera de receber o apoio concedido pelo Fundo Ambiental para a compra de veículos sem emissões, sendo que estavam mais de 110 mil euros por atribuir.

(Notícia atualizada às 20h48)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo duplica verba para incentivo à compra de veículos elétricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião