Cooperativa de Olivicultores do Fundão estima 50% de quebra na produção de azeitona

  • Lusa
  • 1 Setembro 2022

A Cooperativa Agrícola de Olivicultores do Fundão estima quebras entre os 40 a 50% na produção de azeitona, devido à seca e aos incêndios que assolaram a região.

“Estamos muito preocupados. Mesmo muito preocupados, porque esta seca já vai muito longa e a nossa zona tem essencialmente olival tradicional, que não tem rega e que está a ser muito afetado”, alertou o presidente da direção da Cooperativa Agrícola de Olivicultores do Fundão que agrega os concelhos do Fundão, Belmonte e Covilhã. António Amaral calcula quebras na produção da azeitona na ordem dos 40 a 50%.

Segundo especificou, os principais problemas prendem-se com o calor que se verificou no tempo da floração e que comprometeu o vingamento da azeitona, bem como com a falta de água nos solos que está a deixar as árvores em stress hídrico e a contribuir para um fraco desenvolvimento da azeitona.

Além disso, também se está a registar uma queda muito prematura e alguns produtores já estão a ponderar se vale a pena fazer a colheita. “As pessoas veem pouca azeitona e já nem a vão apanhar, principalmente quando têm de contratar mão-de-obra”, apontou António Amaral, lembrando que a situação se traduz em prejuízos, quer para os agricultores, quer para os produtores de azeite, que terão menos matéria-prima para trabalhar.

Este dirigente também não acredita que o problema possa ser resolvido com alguma chuva que, entretanto, possa cair. “Pode mudar alguma coisa, mas não muito. Quando a azeitona não está lá, já é difícil”, resumiu.

António Amaral acredita que os incêndios também podem ter contribuído para as quebras de produção, dado que houve olivais que arderam e outros que foram muito afetados.

O cenário leva mesmo a Cooperativa de Olivicultores do Fundão a admitir que dificilmente atingirá os números de 2021, quando recebeu 3.250 toneladas de azeitona, o que corresponde a 497 mil litros de azeite.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocava, no final de julho, 55,2% do continente em situação de seca severa e 44,8 em situação de seca extrema. Não havia nenhum local continental que estivesse em situação normal ou em seca fraca ou mesmo em seca moderada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cooperativa de Olivicultores do Fundão estima 50% de quebra na produção de azeitona

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião